1 de junho de 2022

Memória de São Justino

São Justino, mártir (†c. 165 Roma). Denunciado por um de seus discípulos, esse Santo filósofo sofreu o martírio por amor a Cristo.

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 20,28-38

Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho. 29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho. 30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos que durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular. 32Agora, entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35Em tudo vos mostrei que, trabalhando desse modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais alegria em dar do que em receber’”. 36Tendo dito isso, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37Todos, depois, prorromperam em grande pranto e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam 38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio.

Salmo responsorial: Sl 67, 29-30. 33-35a. 35b-36c (R. 33a)
R. Reinos da terra cantai ao Senhor. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

29Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, *confirmai este poder que por nós manifestastes, 30a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, *para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes! R.

33Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! *34Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa. *35a‘Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. R.

35bSobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade! *36aEm seu templo ele é admirável. 36bE a seu povo dá poder. *36cBendito seja o Senhor Deus. R.

Evangelho: Jo 17,11-19

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.


Santos em destaque

São Simeão de Siracusa, eremita (†1035). Depois de levar vida eremítica em Belém e no Monte Sinai, terminou seus dias recluso na torre da Porta Negra de Tréveris, Alemanha.

São José Túc, mártir (†1862). Camponês de 20 anos decapitado na cidade de Hung Yên, Vietnã, por
ter-se recusado a pisar sobre a Santa Cruz.

Santo Aníbal Maria Di Francia, presbítero (†1927). Fundador da Congregação dos Padres Rogacionistas do Coração de Jesus e a das Filhas do Divino Zelo, em Messina, Itália.

Beato João Pelingotto (†1304). Terciário franciscano de Urbino, Itália. Retirou-se para viver numa cela, de onde só saía para atender os pobres e enfermos.

Beato Afonso Navarrete, presbítero, e companheiros, mártires (†1617). Sacerdote dominicano que foi martirizado com um padre da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho e um religioso da Companhia de Jesus por ordem do comandante supremo Hidetada.

Beato João Batista Scalabrini, Bispo (†1905). Bispo de Piacenza, fundador dos Padres Scalabrinianos e das Irmãs Missionárias de São Carlos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior31 de maio de 2022
Próximo artigo2 de junho de 2022

Próximas liturgias

9 de dezembro de 2022

Sexta-feira da 2ª semana do Advento Memória facultativa de São...

8 de dezembro de 2022

Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora Imaculada Conceição de...

7 de dezembro de 2022

Memória de Santo Ambrósio Santo Ambrósio, Bispo e doutor da...
Artigo anterior31 de maio de 2022
Próximo artigo2 de junho de 2022

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,148SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever