6 de maio de 2025

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 7,51-8,1a

Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da Lei: 51“Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e, como vossos pais agiram, assim fazeis vós! 52A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. 53Vós recebestes a Lei por meio de anjos e não a observastes!” 54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”. 57Mas eles, dando grandes gritos e tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou, dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”. 60Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. E, ao dizer isso, morreu. 8,1Saulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão.

Salmo responsorial: Sl 30(31),3cd-4.6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab (R. 6a)

R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

3cSede uma rocha protetora para mim, *dum abrigo bem seguro que me salve! 4Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; *por vossa honra orientai-me e conduzi-me! R.

6aEm vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *bporque vós me salvareis, ó Deus fiel! 7bQuanto a mim, é ao Senhor que me confio. 8aVosso amor me faz saltar de alegria R.

17Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, *e salvai-me pela vossa compaixão! 21aNa proteção de vossa face os defendeis *bbem longe das intrigas dos mortais R.

Evangelho: Jo 6,30-35

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.


Santos em destaque

São Lúcio de Cirene. É mencionado nos Atos dos Apóstolos entre os “profetas e doutores de Antioquia”(13, 1).

São Venério, Bispo (†409). Discípulo e sucessor de Santo Ambrósio, Bispo de Milão. Sustentou São João Crisóstomo no exílio.

Santa Benedita, virgem (†séc. VI). Monja romana, de quem São Gregório Magno conta que, tal como pedira a Deus com insistência, faleceu um mês após a morte de sua amiga predileta, Santa Gala.

São Pedro Nolasco, presbítero (†1245). Com ajuda de São Raimundo de Penhaforte e do rei Jaime I de Aragão, fundou na Espanha a Ordem Mercedária, para o resgate dos cristãos escravizados pelos mouros.

São Francisco de Montmorency-Laval, Bispo (†1708). Primeiro Bispo de Quebec, Canadá, dedicou-se durante cinquenta anos a consolidar e ampliar a Igreja em sua extensa diocese.

Beatos Henrique Kaczorowski e Casimiro Gostynski, presbíteros e mártires (†1942). Por exercerem com dedicação e fervor os trabalhos apostólicos na Polônia, foram nomeados prelados domésticos do Papa. Mortos na câmara de gás no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Beato Bartolomeu Pucci-Franceschi, presbítero (†1330). Sentindo-se chamado à vida religiosa, obteve o consentimento da esposa e filhos para ingressar no convento franciscano de Montepulciano, Itália.

Beata Maria Catarina Troiani, virgem (†1887). Religiosa franciscana nascida na Itália, que fundou no Cairo, Egito, as Irmãs Franciscanas Missionárias.

Beata Ana Rosa Gattorno, religiosa (†1900). Após ficar viúva, fundou em Piacenza, Itália, a Congregação das Filhas de Sant’Ana, Mãe de Maria Imaculada.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

29 de abril de 2025

Terça-feira da Segunda semana da Páscoa Leituras da Missa ...

28 de abril de 2025

Segunda-feira da Segunda semana da Páscoa Leituras da Missa ...

27 de abril de 2025

Segundo Domingo da Páscoa - Domingo da Divina Misericórdia ...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever