Quarta-feira da 3ª semana da Páscoa
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 8,1b-8
1bNaquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria. 2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.
Salmo responsorial: Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a (R. 1)
R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
1Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *2cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! *3aDizei a Deus: “Como são grandes vossas obras! R.
4Toda a terra vos adore com respeito *e proclame o louvor de vosso nome!” 5Vinde ver todas as obras do Senhor: *seus prodígios estupendos entre os homens! R.
6O mar ele mudou em terra firme, *e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! *7aEle domina para sempre com poder! R.
Evangelho: Jo 6,35-40
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai:que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna.
E eu o ressuscitarei no último dia”.
Santos em destaque
Santa Domitila, mártir (†séc. I/II). Sobrinha do cônsul Flávio Clemente, foi acusada de ter renegado os deuses pagãos e deportada à ilha de Ponza, onde padeceu longo martírio.
São Flávio e quatro companheiros. (séc. III-IV). Mártires em Nicomédia, na Ásia Menor.
Santo Antônio de Kiev, eremita (†1073). Nascido na Ucrânia, viveu alguns anos como monge no Monte Athos, Grécia. Depois retornou à sua pátria e fundou, em Kiev, o Mosteiro das Grutas, junto com São Teodósio.
Santa Rosa Venerini, virgem (†1728). Nascida em Viterbo, Itália, fundou o instituto das Mestras Pias Venerianas.
Santo Agostinho Roscélli, presbítero (†1902). Fundou em Gênova, Itália, a Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.
Beata Gisela, rainha (†1060). Esposa do rei Santo Estêvão, colaborou na construção de mosteiros e igrejas, e na evangelização da Hungria. Tendo ficado viúva, ingressou no mosteiro beneditino de Niedernburg.
Beato Francisco Paleári, presbítero (†1939). Sacerdote do Instituto Cottolengo, dedicou sua vida ao ensino e ao cuidado dos pobres e enfermos da Pequena Casa da Divina Providência, em Turim, Itália.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online