O “rio chinês”

Entre as várias metáforas que Dr. Plinio Corrêa de Oliveira utilizou para descrever o percurso do ser humano nesta terra, ocupa especial destaque a que ele denominou de “rio chinês”.

Como se sabe, devido à topografia acidentada da China, seus cursos d’água recortam trajetos particularmente sinuosos. Por vezes, os afluentes parecem até que vão retornar à fonte, quando, na realidade, estão apenas se desviando dos obstáculos e concentrando energia para desembocar no rio principal e seguir seu fluxo rumo ao mar.

Algo semelhante se passa em nossas vidas, pervadidas de impasses aparentemente insolúveis, quando não de aflitivas estagnações num verdadeiro “vale de lágrimas”, como recorda a oração da Salve Rainha.

Por vezes nos iludimos de que avançar velozmente em linha reta pelo rio seja sinônimo de acerto na via escolhida; no entanto, no fim podemos nos deparar com um desfiladeiro sem saída… Nesse sentido, alertou Santo Agostinho: “Bene curris, sed extra viam – Corres bem, mas fora do caminho”. Não adianta correr muito, é preciso correr na pista certa. Com efeito, no mundo ativista em que vivemos somos tentados a pensar que nosso sucesso se mede pela intensidade da ação – ou febricitação. No entanto, águas agitadas não refletem o céu! E mais: as máquinas barulhentas são, em geral, as menos produtivas…

Todavia, em nossa navegação cotidiana nem sempre sabemos se estamos no rumo certo. Como proceder? Mesmo na borrasca e com Jesus “dormindo” na barca, devemos confiar de que Ele tem o leme nas mãos (cf. Mc 4, 35-41).

O Senhor permite que passemos por infortúnios justamente para nos provar. Nessas encruzilhadas da vida, não sejamos como os discípulos, que naquela intempérie invectivaram: “Mestre, não Te importa que pereçamos?” (Mc 4, 38). A resposta de Jesus sintetiza qual deve ser nosso estado de espírito em situações de crise: “Por que tendes medo? Ainda não tendes fé?” (Mc 4, 40). É preciso, antes de tudo, coragem e confiança.

De fato, os Santos se forjaram na docilidade aos desígnios do Altíssimo e na certeza de que Ele conduzia a nau de suas vidas. Para alguns teólogos, a essência da santidade não consiste simplesmente na prática constante das virtudes ou no estado de perfeição – embora sejam estes condições fundamentais –, mas sobretudo no abandono à Divina Providência ou, em outras palavras, na conformidade de nossa vontade com a divina. Afinal, como ressalta o Apóstolo, nada “poderá nos separar do amor de Deus” e, “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8, 39.31).

Essa foi precisamente a atitude da mais santa das criaturas: Nossa Senhora. Diante do impasse criado pelo anúncio do Anjo, do qual pendia a Redenção de toda a humanidade, Maria Se entregou inteiramente nas mãos da Providência: “Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em Mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).

A confiança em Deus deve ser tal que, se for preciso, o “rio chinês” pode até se estancar, como aconteceu com o Mar Vermelho, para proteger o povo eleito. Não nos esqueçamos, porém, de que as águas também “voltaram e cobriram os carros e cavaleiros de todo o exército do faraó, que os haviam seguido no mar; e não escapou um só deles” (Ex 14, 28). Assim continuarão os rios chineses a fazer seu curso na História

 

“Descida ao Limbo”, por Fra Angélico – Museu de São Marcos, Florença (Itália)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever