17 de fevereiro de 2025

Segunda-feira da 6ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa dos Sete Santos Fundadores dos Servitas. Sete leigos florentinos retiraram-se para o Monte Senário (†1233), dedicando-se à vida contemplativa. Fundaram posteriormente a Ordem dos Servos de Maria.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 4,1-15.25

1Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, dizendo: “Gerei um homem com a ajuda do Senhor”. 2E deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas e Caim, agricultor. 3Aconteceu, tempos depois, que Caim ofereceu frutos da terra como sacrifício ao Senhor 4e Abel ofereceu primogênitos do seu rebanho, com sua gordura. O Senhor olhou para Abel e sua oferenda, 5mas para Caim e sua oferenda não olhou. Caim encheu-se de cólera e seu rosto tornou-se abatido. 6Então o Senhor perguntou a Caim: “Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido? 7É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te. Tu, porém, poderás dominá-lo”. 8Caim disse a seu irmão, Abel: “Vamos ao campo”. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre o seu irmão, Abel, e matou-o. 9E o Senhor perguntou a Caim: “Onde está o teu irmão Abel?” Ele respondeu: “Não sei. Acaso sou o guarda do meu irmão?” 10O Senhor lhe disse: “Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão está clamando por mim da terra. 11Agora, pois, serás amaldiçoado pela terra que abriu a boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão! 12Quando tu a cultivares, ela te negará seus frutos. E serás um fugitivo, vagando sobre a terra”. 13Caim disse ao Senhor: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. 14Se, hoje, me expulsas desta terra, devo esconder-me de ti, tornando-me um fugitivo a vaguear sobre a terra; qualquer um que me encontrar me matará”. 15E o Senhor lhe disse: “Não! Mas aquele que matar Caim será punido sete vezes!” O Senhor pôs, então, um sinal em Caim, para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse. 25Adão conheceu de novo sua mulher. Ela deu à luz um filho, a quem chamou Set, dizendo: “O Senhor deu-me um outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou”.

Salmo responsorial: Sl 49(50),1 e 8.16bc-17.20-21 (R. 14a)

R. Imola a Deus um sacrifício de louvor!

1Falou o Senhor Deus, chamou a terra, *do sol nascente ao sol poente a convocou. 8Eu não venho censurar teus sacrifícios, *pois sempre estão perante mim teus holocaustos; R.

16b”Como ousas repetir os meus preceitos *ce trazer minha Aliança em tua boca? 17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos *e deste as costas às palavras dos meus lábios! R.

20Assentado, difamavas teu irmão, *e ao filho de tua mãe injuriavas. 21Diante disso que fizeste, eu calarei? *Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo *e manifesto essas coisas aos teus olhos. R.

Evangelho: Mc 8,11-13

Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.


Santos em destaque

São Bonoso, Bispo (†c. 373). Sendo Bispo de Trier, Alemanha, empenhou-se, junto com Santo Hilário de Poitiers, em manter a integridade da Fé na Gália.

São Mesróbio, monge (†c. 440). Evangelizador dos armênios e discípulo de São Narsés, criou um alfabeto para ensinar ao povo a Sagrada Escritura, traduziu o Antigo e o Novo Testamento, e compôs hinos e cânticos em língua armênia.

São Flaviano, Bispo (†449). Eleito para a sede patriarcal de Constantinopla, encerrou a controvérsia provocada pelo nestorianismo e, alguns anos depois, condenou a heresia monofisista.

Santo Evermodo, Bispo (†1178). Religioso premonstratense, discípulo de São Norberto, enviado à Alemanha como missionário. Eleito Bispo de Ratzenburg, dedicou-se à evangelização dos vênedos, estabelecidos nas margens do Vístula.

Beato Lucas Bellúdi, sacerdote (†1286). Oriundo de nobre família e homem de grande cultura, fez-se religioso franciscano aos 25 anos. Foi companheiro e discípulo fiel de Santo Antônio de Pádua.

São Pedro Yu Chŏng-nyul, mártir (†1866). Pai de família que, enquanto lia de noite o Evangelho aos fiéis na casa de um catequista, foi preso e açoitado até a morte, em Pyongyang, Coreia.

Beato Antônio Leszczewicz, presbítero e mártir (†1943). Religioso da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, morto em Rzeszów, Polônia, por causa de sua fé em Cristo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Próximas liturgias

10 de fevereiro de 2025

Memória de Santa Escolástica Virgem, irmã gêmea de São Bento,...

9 de fevereiro de 2025

Domingo da 5ª semana do Tempo Comum Leituras da...

8 de fevereiro de 2025

Sábado da 4ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever