Aconteceu na Igreja e no mundo

Imagem da Virgem de Fátima chega à Ucrânia

No 17 de março, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou a Lviv, no oeste da Ucrânia, sendo recebida por centenas de fiéis que a aguardavam na Igreja da Natividade, onde iniciou sua visita à cidade.

Ante a invasão russa no território ucraniano, o Arquieparca greco-católico de Lviv, Dom Ihor Vozniak, CSsR, solicitou ao Santuário de Fátima em Portugal o envio da imagem peregrina, pedido que prontamente foi atendido.

Esta é a primeira vez que a imagem peregrina percorre as terras da Ucrânia.

Cresce o número de adolescentes que pedem o Batismo

Um fenômeno surpreendente vem sendo observado em países de cultura ocidental, sobretudo na França e na Espanha: cresce o número de adolescentes que pedem o Batismo. Às vezes trata-se de filhos de imigrantes não cristãos e de outras culturas, mas há também jovens provenientes de famílias católicas que se afastaram da Religião.

O fato surpreendeu as paróquias, que não tinham estruturada uma catequese para essa faixa etária, cujas necessidades muito diferem daquelas dos adultos e crianças, público habitual das aulas de preparação para o Batismo.

Segundo informações reunidas por Joëlle Eluard, responsável pelo serviço de catequese e catecumenato de adultos das dioceses francesas, estima-se que, apenas na França, cerca de três mil adolescentes têm sido batizados a cada ano, desde que começaram a observar o inusitado fenômeno em 2016.

Encontrado o Endurance, naufragado na Antártida

Imaginar que, passado mais de um século, um navio naufragado pudesse ser encontrado, no fundo do mar e em bom estado, pode parecer uma fantasia. Pois foi exatamente isso o que aconteceu: no dia 5 de março uma equipe de sessenta especialistas localizou no Mar de Weddell, a três mil e oito metros de profundidade, o famoso bergantim Endurance, cujo nome significa resistência.

A embarcação zarpou do porto de Plymouth, na Inglaterra, com destino à Antártida no ano de 1914. A bordo estava Ernest Shackleton, idealizador da expedição, acompanhado de vinte e sete homens cujo objetivo era realizar a façanha então inédita de atravessar a pé o continente gelado. Contudo, estando a apenas um dia de navegação do local do desembarque, o Endurance ficou imobilizado em uma banquisa de gelo no Mar de ­Weddell, vindo a naufragar após algum tempo.

A luta pela sobrevivência de Shackleton e seus companheiros tornou-se um paradigma de fortaleza ante as adversidades, bem como um modelo de fidelidade dos tripulantes para com seu capitão e de zelo incansável por parte deste, o qual partiu numa missão quase impossível à busca de socorro e soube unir seus homens na certeza de que não os abandonaria, mas voltaria para resgatá-los, como de fato milagrosamente aconteceu meses depois.

Congresso de música litúrgica na França

Ecclesia Cantic é o primeiro movimento de estudantes e jovens profissionais expertos em técnicas de canto que, em âmbito nacional, ­reuniram-se na França em torno do cântico litúrgico, a fim de promover a beleza da Liturgia e a evangelização através da música. A associação está presente em diversas paróquias e dioceses do país galo e promove, a cada dezoito meses, uma assembleia nacional para os seus membros.

O mais recente desses encontros ocorreu em Lille, nos dias 26 e 27 de março, e reuniu cerca de mil jovens católicos. O programa contou com várias conferências e momentos de oração, concluindo com um concerto público na Catedral de Notre-Dame de la Treille. Faz parte da inciativa despertar o espírito de evangelização entre os jovens, que são enviados para o centro das cidades em pequenos coros para “levar a alegria do Evangelho a seus habitantes”.

Conclusão de um Ano Jubilar em Portugal

Concluiu-se em março o ano jubilar que marcou os 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição como Rainha e Padroeira de Portugal, no Santuário de Vila Viçosa. A solene Eucaristia foi presidida por Dom José Ornelas Carvalho, SCI, Bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e contou com a presença de vários Bispos do país, além de autoridades civis e militares, entre elas o Presidente da República.

O celebrante destacou que o profundo significado da cerimônia, ligado às raízes e identidade de Portugal. No final das comemorações, o Presidente da República condecorou a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como membro honorário da Ordem do Mérito, comenda portuguesa que visa distinguir atos e serviços louváveis em favor da nação.

Religiosas acolhem refugiados ucranianos

Em pouco mais de um mês de guerra, 924 conventos na Polônia e 98 na Ucrânia, das quase 150 congregações de religiosas presentes em ambas as nações, acolheram milhares de refugiados, prestando-lhes ajuda espiritual, psicológica, médica e material. Estima-se que o número de beneficiados chegue a dezoito mil pessoas, segundo o Conselho de Superiores Maiores de Congregações de Religiosas da Polônia.

Além de lhes oferecerem abrigo, as religiosas contribuem na coleta, preparação e oferta de alimentos para os refugiados, buscam inseri-los no mercado de trabalho, atuam como tradutoras e organizam aulas para crianças e adolescentes. Também estão na vanguarda da arrecadação de itens a serem enviados à Ucrânia.

Ordenado sacerdote católico um ex-bispo anglicano

O novo sacerdote católico Pe. Jonathan Goodall, de sessenta anos de idade, foi ordenado em 12 de março pelo Cardeal Vincent Gerard Nichols, Arcebispo de Westminster, na Inglaterra, e será o pároco da Igreja de São Guilherme de York, em Londres.

Pe. Goodall foi bispo anglicano e abdicou deste ministério em setembro de 2021, quando proclamou sua conversão ao Catolicismo. “Tomei a decisão de renunciar como bispo de Ebbsfleet para ser recebido na plena comunhão com a Igreja Católica Romana, após um longo período de oração, que foi um dos períodos mais difíceis de minha vida”, afirmou ele.

O Pe. Goodall é o segundo bispo de Ebbsfleet a se converter à Igreja Católica. Em 2010 o Pe. Andrew Burnham renunciou ao mesmo cargo para ser ordenado sacerdote no ano seguinte. No ano de 2021 quatro bispos anglicanos foram recebidos na Igreja Católica.

Vandalismo satânico nos Estados Unidos

No dia 23 de fevereiro, a Igreja da Sagrada Família em Jacksonville, Flórida, teve suas imagens vandalizadas e desfiguradas com tinta preta. As palavras “Salve Satanás” foram escritas na imagem do Menino Jesus, com caracteres vulgares, e um símbolo satânico foi desenhado na testa da imagem de São José.

As câmeras de segurança registraram três pessoas suspeitas no local à noite, as quais estão sendo procuradas pela polícia. O ataque se soma a uma onda preocupante de desrespeito e atos sacrílegos cometidos contra igrejas católicas nos Estados Unidos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever