Aconteceu na Igreja e no mundo

Adoração Perpétua pelas vocações na Inglaterra

A Igreja de São José, localizada na cidade de Stockport, Inglaterra, foi elevada a Santuário Eucarístico de Adoração Perpétua no dia 22 de outubro, com o objetivo específico de rezar por novas vocações sacerdotais e pela santificação dos clérigos.

A Missa de inauguração do santuário foi presidida por Dom Mark Davies, Bispo de Shrewsbury, que durante a homilia ressaltou a importância de os sacerdotes terem como ponto central de suas vidas a Eucaristia.

Encontrada a sepultura de São Nicolau

Uma equipe de arqueólogos encontrou na costa sul da Turquia o túmulo de São Nicolau de Bari, Bispo do século IV que pela caridade manifestada no exercício de seu ministério tornou-se conhecido em todo o mundo como aquele que presenteia as crianças na Noite de Natal.

Embora se soubesse que o santo Bispo havia sido enterrado na igreja posteriormente a ele dedicada na cidade de Demre, na província turca de Antalya, ignorava-se o local exato de sua sepultura originária, uma vez que grande parte de seus restos mortais foi roubada no século XI e sobre o templo primitivo, submerso em uma subida do Mar Mediterrâneo, tinha se construído uma nova igreja.

Agora os investigadores descobriram vestígios do primeiro edifício e o próprio solo sobre o qual caminhou São Nicolau.

Mais de dois milhões de fiéis participam do Círio de Nazaré

Considerada uma das maiores festas religiosas do Brasil e do mundo, e declarada pela UNESCO desde 2014 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré não era realizada há dois anos por causa da Covid-19. Retomada neste ano, ela reuniu no dia 9 de outubro mais de 2,5 milhões de peregrinos, segundo dados publicados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará.

A procissão partiu da catedral de Belém, após a Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano. Durante cinco horas os devotos percorreram cerca de 3,6 quilômetros até chegar à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, erguida no local onde a imagem dessa invocação foi encontrada no ano de 1700.

Recriado o Corpo de Cristo a partir do Santo Sudário

No dia 13 de outubro foi inaugurada na catedral de Salamanca, Espanha, a exposição O Homem misterioso, que apresenta a história e dados impressionantes do Sudário de Turim, bem como peças que recriam instrumentos utilizados na Paixão e até ambientes a ela relacionados, como o Santo Sepulcro.

A peça principal da mostra é uma imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo feita a partir de estudos sobre a Síndone. Trata-se de uma representação do Corpo Sagrado de Jesus no momento em que Ele foi sepultado, no qual se podem ver alguns sinais da Paixão, como as duzentas e cinquentas feridas provocadas pela flagelação, um ombro deslocado, uma perna contraída pela ruptura do tendão, as marcas dos pregos nos pés e nos punhos, a abertura no costado feita pela lança de Longinos, e a parte posterior da cabeça perfurada pela coroa de espinhos.

Paraquedistas franceses homenageiam São Miguel

No dia 15 de outubro dezenas de paraquedistas franceses, entre eles ex-combatentes de guerra, realizaram uma marcha em defesa de São Miguel na cidade de Sables-d’Olonnes, no oeste da França. Os militares se dirigiram até a praça dedicada ao Arcanjo e, em frente à imagem que ali se encontra, prestaram-lhe uma homenagem e entoaram a oração do paraquedista, demonstrando por um protesto pacífico seu repúdio à decisão judicial que determinou a retirada da imagem do local.

Em novembro de 2021, a anticlerical Associação Livre Pensamento solicitou essa medida sob a alegação de que a permanência da imagem de São Miguel em lugar público fere a laicidade do estado. O prefeito municipal, Yannick Moreau, e grande parte da população se opõem à decisão argumentando, entre outras razões, que a imagem é patrimônio histórico e cultural da cidade.

Sete milhões de flores à Virgem do Pilar

No dia 12 de outubro, milhares de devotos de Nossa Senhora do Pilar se reuniram na praça em frente à basílica a Ela dedicada em Saragoça, Espanha, para a tradicional oferenda de flores a Maria Santíssima. Neste ano, a imagem foi adornada com mais de sete milhões de flores, entre as quais as lançadas pela Força Aérea Espanhola, que sobrevoou o local.

A devoção a Nossa Senhora do Pilar remonta ao ano 40, quando São Tiago Maior pregava o Evangelho em terras espanholas. Vinda em carne mortal desde Jerusalém, a Santíssima Virgem apareceu ao Apóstolo sobre uma coluna de pedra, a mesma que até hoje se encontra no santuário, e lhe ­pediu que construísse uma igreja no local, prometendo que permaneceria ali até o fim dos tempos para interceder por aqueles que a Ela recorressem.

Crianças de todo o mundo unem-se para rezar o Rosário

Oitocentas e quarenta mil crianças, de cento e quarenta países, se inscreveram para a 17ª edição da campanha Um milhão de crianças rezando o Rosário, promovida pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre.

As crianças uniram-se em oração no dia 18 de outubro e os países com maior participação foram: Polônia – com 30% das inscrições –, Eslováquia, Filipinas, Austrália e Índia. Mas a iniciativa contou também com o apoio de crianças procedentes de nações como Arábia Saudita, Catar, Azerbaijão, Laos e Myanmar, onde os cristãos são minoria ou sofrem perseguição.

Perseguição ao clero no México

Ao menos setenta sacerdotes, segundo números oficiais, foram assassinados no México desde 1990. Em muitos casos, se encontraram os corpos degolados, mutilados e com sinais de tortura ou mensagens satânicas. No mesmo período, houve também um aumento do número de profanações a igrejas e ao Santíssimo Sacramento. Conforme denuncia o clero local, integrantes do crime organizado têm perpetrado tais atos a fim de serem promovidos na sua estrutura interna.

Essa crescente perseguição converteu o México em um dos países mais perigosos do mundo para os sacerdotes.

Quinhentos anos de Cristianismo nas Filipinas

A Conferência Episcopal Católica das Filipinas, em parceria com o Banco Central do país, lançou moedas comemorativas pelos quinhentos anos da chegada do Cristianismo naquelas terras. Em um dos lados da moeda está representada a primeira Missa de Páscoa celebrada na Ilha de Limasawa, e no outro se encontra o logotipo oficial da efeméride.

A Fé Católica se introduziu nas Filipinas em 1521, com a expedição do navegador português Fernão de Magalhães. Décadas depois, com a chegada dos espanhóis, o Catolicismo se tornou a religião predominante no país.

Ódio contra os católicos aumenta em 260% no Canadá

Segundo a agência de estatísticas do governo canadense, em apenas um ano as manifestações de ódio contra a Igreja Católica no país aumentaram em 260%. O estudo comparou os anos de 2020 e 2021, contabilizando o número de incêndios totais ou parciais de igrejas, oratórios e capelas, atos de vandalismo, profanações e ameaças contra clérigos e fiéis.

O aumento de atos anticatólicos deu-se, sobretudo, após a divulgação tendenciosa e deformada da descoberta de túmulos em pensionatos que eram administrados pela Igreja Católica no Canadá.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever