Aconteceu na Igreja e no mundo

Trinta mil católicos homenageiam Nossa Senhora em país muçulmano

No mês de outubro, cerca de trinta mil católicos se reuniram no Santuário de Nossa Senhora de Fátima no distrito de Sherpur, em Bangladesh, para participar da peregrinação anual em honra à Mãe de Deus. Durante a programação, houve Adoração Eucarística, Via-Sacra, procissão luminosa com recitação do Rosário, além da celebração da Santa Missa.

Embora 90% da população de Bangladesh seja muçulmana, a Igreja Católica goza de grande respeito no país pelo alto nível de suas instituições educacionais, bem como por sua importância na área da saúde e da ação humanitária.

Cemitério Católico é profanado nos Estados Unidos

Na noite de Halloween, dia 31 de outubro, um grupo de vândalos invadiu o cemitério católico de Calvary, localizado no Estado norte-americano de Minnesota. Os criminosos picharam frases obscenas e mensagens satânicas em uma imagem de Nosso Senhor, uma cruz, duas lápides e cinco paredes de um memorial.

Dom Robert Emmet Barron, Bispo de Winona-Rochester, diocese onde se encontra o cemitério, manifestou seu repúdio a tal profanação e se dispôs a colaborar com a polícia local na identificação dos responsáveis, para que respondam por seus atos perante a justiça.

Continua a intolerância contra os cristãos na Europa

O Observatório sobre a Intolerância e Discriminação contra os Cristãos na Europa publicou em Viena, no dia 14 de novembro, seu relatório anual referente ao ano de 2021.

Além dos quinhentos crimes de ódio – que incluem atos de vandalismos, roubos, incêndios e até agressões e ataques contra fiéis e clérigos – cometidos em dezenove países do continente, o relatório destaca a falta de transparência e censura da mídia em relação a esses delitos, o número alarmante de estereótipos negativos contra os cristãos, e a improficiência das autoridades para lidar com tais atentados à liberdade religiosa.

Mais de quatro mil cristãos foram assassinados na Nigéria em 2022

Um relatório divulgado pela ­Intersociety – Sociedade Internacional para as Liberdades Civis e o Estado de Direito – mostra o quanto a Nigéria tem sido assolada por uma perseguição contínua e crescente contra os católicos, por parte de grupos de islâmicos radicais.

Segundo os dados apresentados, em dez meses de 2022, de janeiro a outubro, 4.020 cristãos foram mortos em ataques jihadistas e 2.315 foram sequestrados, perfazendo uma média de treze assassinatos e oito sequestros por dia.

Curso de exorcismo publica suas conferências

Após o II Curso de exorcismo e oração de libertação, realizado no mês de junho em Bogotá, o Departamento de Doutrina da Conferência Episcopal da Colômbia lançou o livro Memórias do II Curso de exorcismo, com o objetivo de tornar públicas as conferências pronunciadas na ocasião.

O congresso contou com a presença de expertos italianos, e dele participaram cento e dez pessoas entre Bispos, sacerdotes e religiosos, além de leigos especialistas em Psicologia e Psiquiatria.

Adoração Noturna em Barcelona recebe novos membros

No dia 19 de novembro a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Barcelona, acolheu mais de quinhentos adoradores do Santíssimo Sacramento e seus familiares, para a tradicional vigília anual celebrada na Solenidade de Cristo Rei. Na ocasião, foram recebidos setenta e cinco novos membros da Adoração Noturna, em sua maioria jovens. Durante a cerimônia, presidida por Dom Javier Vilanova Pellisa, Bispo Auxiliar, houve também a entrega de condecorações àqueles que, ao longo do ano, destacaram-se pelo número de vigílias realizadas.

A Adoração Noturna na Espanha foi inaugurada em 1877 e, mesmo em meio à grande secularização que o país enfrenta, o número de fiéis que se inscrevem para as vigílias não para de crescer, sobretudo entre a juventude. Só na seção de adoradores da região de Barcelona há oito capelas de Adoração Perpétua, para a qual acorrem, todas as noites, mais de trezentos e cinquenta fiéis.

Ceará ganha igreja dedicada a Nossa Senhora das Graças

Inspirado no encanto que lhe produziu a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras – que visitou por ocasião da ordenação presbiteral de seu filho, o Pe. Inácio de Araújo Almeida, sacerdote dos Arautos do Evangelho e superior da associação em Roma –, o Sr. Inácio Alves de Almeida, de setenta e sete anos, idealizou a construção de uma igreja dedicada a Nossa Senhora das Graças no município de Graça, Ceará.

A Missa de inauguração do templo, celebrada no dia 27 de novembro, foi presidida por Dom Edimilson Neves Ferreira, Bispo de Tianguá, e concelebrada pelo Pe. Inácio Almeida.

A nova igreja foi erguida com a colaboração do Fundo de Ajuda Misericórdia, projeto fundado em 2005 pelos Arautos do Evangelho, com o objetivo de auxiliar as paróquias menos favorecidas e as entidades beneficentes ligadas à Igreja.

Parlamento Europeu expõe presépio
pela primeira vez

Presépio exposto na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas

O Parlamento Europeu, com sede em Bruxelas, expôs pela primeira vez em sua história um presépio para comemorar o Natal. A iniciativa partiu da Deputada espanhola Isabel Benjumea, católica praticante, e teve o apoio da atual presidente do Parlamento e de outros deputados espanhóis que financiaram sua confecção.

A petição feita desde 2019 só obteve a aprovação em 2022. Os deputados esperam que a iniciativa seja o marco para uma nova tradição na câmara, que permita tornar presentes ali as raízes cristãs da Europa.

Baguete francesa torna-se Patrimônio Imaterial da Humanidade

A gastronomia francesa conquistou a admiração de milhares de pessoas ao redor do mundo, e um de seus maiores símbolos recebeu recentemente da UNESCO o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade: a baguete artesanal.

A declaração foi causa de grande contentamento para os franceses, sobretudo para os profissionais que trabalham artesanalmente na fabricação desta iguaria, pois eles garantem que receberão mais reconhecimento por parte dos consumidores. Segundo os dados que selaram a decisão no dia 30 de novembro, apenas na França são produzidas mais de seis bilhões de baguetes por ano.

Mais uma igreja incendiada no Chile

Na madrugada do dia 10 de novembro, mais um templo católico tornou-se alvo de ataques vandálicos no Chile. Desta vez, foi incendiada uma capela dedicada a São José, na Diocese de Temuco, além de uma igreja na mesma localidade. Segundo o Administrador Diocesano, Pe. Juan Andrés Basly Erices, o local de culto ficou completamente destruído.

Esses ataques se dão em meio ao conflito com os indígenas mapuches, que vem causando inquietude na região chilena da Araucânia.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever