Aconteceu na Igreja e no mundo

Igreja fica incólume após incêndios no Havaí

Os devastadores incêndios florestais que assolaram o Havaí e destruíram mais de duas mil estruturas no povoado de Lahaina, na Ilha de Maui, respeitaram inexplicavelmente a Igreja de Maria Lanakila. “Nada mais do que Maria Lanakila” é a frase que se repetiu nas redes sociais depois de um morador local postar um vídeo mostrando a devastação ocasionada pelos incêndios ao redor da igreja, enquanto esta se manteve ilesa.

Curiosamente, Lanakila significa vitoriosa e, de fato, a igreja permanecerá como um sinal para os afetados por um dos maiores incêndios florestais da história dos Estados Unidos, lembrando a todos que Maria sempre vence!

Roubam relíquia de Santa Ágata na Itália

A Igreja de Santa Ágata, no centro da cidade italiana de Bréscia, Lombardia, sofreu um roubo sacrílego na tarde do dia 18 de agosto. Duas mulheres, ainda não identificadas, furtaram o fragmento de osso da padroeira que permanecia exposto numa urna. A relíquia, parte de uma falange da mão, está certificada por um documento papal de 1770.

O furto causou profunda tristeza e perplexidade na comunidade local, dado que muitos sicilianos da região peregrinam até a igreja para venerar esse fragmento dos restos sagrados da mártir de Catânia. O pároco, Pe. Gianbattista Francesconi, celebrou uma Missa em desagravo pelo ultraje e espera, em cooperação com as autoridades civis, recuperar a prezada relíquia.

Documentário sobre São Miguel Arcanjo estreia no Brasil

Um filme sobre o Arcanjo São Miguel, seu papel ao longo da História da Igreja e a importância de sua ação está causando sucesso ao redor do mundo. Tendo vendido cinquenta e dois mil ingressos nos Estados Unidos em um único dia, a estreia no Brasil foi antecipada devido ao grande interesse do público.

Dirigido pelo polonês Wincenty Podobinski, o documentário São Miguel Arcanjo – O Anjo Maior reúne depoimentos de escritores, membros do clero e fiéis que, através de testemunhos de fé e imagens inéditas da arquitetura multissecular em honra do Príncipe da Milícia Celestial, permitem conhecer esta extraordinária figura de modo nunca visto nas telas do cinema.

Espiritualidade de São Rafael Arnáiz na internet

São Rafael Arnáiz Barón, o monge espanhol conhecido como Hermano Rafael, tem agora um site. Os trapenses da Abadia de San Isidro de Dueñas, Espanha, local onde ele viveu, lançaram a página sanrafaelarnaiz.es, onde os fiéis podem encontrar, em vários idiomas, os ensinamentos deste Santo tão singular – considerado um dos grandes místicos do século XX –, além de conhecer novidades sobre sua personalidade e testemunhos de graças obtidas por sua intercessão.

Vocações enchem seminários nos Estados Unidos

Apesar da marcada crise sacerdotal que a Igreja enfrenta, o número de seminaristas em algumas regiões dos Estados Unidos vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Reitores de seminários opinam que o crescimento é resultado de anos de trabalho nas igrejas locais, e assinalam que a boa formação ministrada aos candidatos e a minuciosa seleção das vocações têm garantido a perseverança dos aspirantes ao presbiterado. Ademais, a situação do mundo durante a pandemia foi ocasião para que muitos jovens ouvissem o chamado do Espírito Santo e se decidissem pela via sacerdotal.

Para o Pe. Joe Taphorn, reitor do Saint Paul Seminary School of Divinity, da Diocese de Mineápolis, os jovens “estão à procura de algo que seja mais do que o mundo oferece. Penso que há uma aspiração pela grandeza. E isso realmente se encontra, em última análise, na santidade e no amor sacrifical”.

Recifes salvos por uma imagem da Santíssima Virgem

Uma curiosa iniciativa de alguns mergulhadores das Filipinas está ajudando a preservar os recifes de coral nativos, muito danificados pelas pescas ilegais realizadas com dinamite.

No ano de 2010, o grupo autodenominado Cavaleiros do Mar decidiu instalar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima no fundo do oceano, num lance de fé que demonstra a arraigada devoção mariana do povo filipino. Treze anos depois, os mergulhadores – acompanhados de um repórter da BBCcomprovaram que a medida foi eficaz. Com efeito, a imagem, embora coberta por algas e com a pintura um tanto deteriorada, continua firme em seu pedestal submarino, enquanto os corais voltaram a crescer.

Espera-se que o empreendimento se repita em outras regiões do país, cujas costas perderam quase metade dos recifes nativos nos últimos anos.

Negam pedido de adoção a casal católico

Numa decisão inconstitucional e discriminatória, o Departamento de Crianças e Famílias de Massachusetts, Estados Unidos, negou o pedido de adoção que o casal Mike e Catherine Burke fizeram, alegando que sua condição de católicos praticantes não concorda com as pautas da instituição.

“Ficamos arrasados ao descobrir que Massachusetts prefere deixar as crianças dormindo em corredores de hospitais a permitir que elas sejam acolhidas em nosso lar”, declarou o casal numa entrevista, acrescentando que entraram com uma ação na justiça federal norte-americana denunciando o Estado por discriminação religiosa.

Agressões à Fé na França

Criminosos profanaram a Igreja abacial de Nossa Senhora de Lencloître, em Vienne, oeste da França, na madrugada do dia 29 de julho: quebraram o sacrário e tentaram arrombar o cofre das oferendas. O cibório foi encontrado no chão e as Sagradas Formas espalhadas dentro e fora da igreja.

Dias depois, em 19 de agosto, o Pe. Jacques Bombardier, de setenta e quatro anos, foi brutalmente agredido por um homem em estado de embriaguez, quando saía de sua casa na cidade de Nancy. O delinquente insultou o religioso, que trajava batina, o atingiu na nuca com um lustre que levava em mãos e desferiu vários pontapés em sua cabeça. A polícia interveio a tempo detendo o atacante, e encaminhou o sacerdote, desacordado, para o hospital.

Um cachorro resgata bebê abandonada

Um cachorro de rua resgatou uma recém-nascida que havia sido abandonada no lixo, na cidade de Trípoli, Líbano. Um transeunte viu o animal carregando no focinho uma sacola, na qual estava a bebê, aproximou-se, retirou-a da embalagem e a levou ao hospital, onde foi imediatamente socorrida.

A pequena apresentava hematomas e cortes em várias partes do corpo, o que gerou grande indignação nos meios sociais e abriu o debate quanto ao valor da vida humana em meio às dificuldades econômicas que enfrenta a nação.

Florescente comunidade norbertina nos Estados Unidos

Mais de setenta religiosos, entre sacerdotes e candidatos, enchem os claustros da Abadia de São Miguel em Silverado, California. A comunidade de premonstratrenses – uma das congregações mais antigas da Igreja, fundada por São Norberto – afirma que a fidelidade às tradições da Ordem, o uso do hábito e o esplendor na Liturgia têm sido o melhor meio de atrair vocações para suas fileiras.

Aliando a vida contemplativa à evangelização, os religiosos passam mais de quatorze horas em oração todos os dias, e prestam assistência a paróquias, colégios e hospitais.

Igreja é profanada no Panamá

A Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora de Bejuco, Panamá, foi alvo de um ato de profanação satanista no dia 9 de agosto. Apesar de nenhuma porta ou janela ter sido forçada, os fiéis encontraram o sacrário violado e as Hóstias espalhadas no chão, formando frases de culto ao demônio.

Em desagravo pelo sacrilégio, vários paroquianos se reuniram nas portas da igreja para rezar o Rosário, pedindo que seja feita justiça contra os profanadores. A polícia ainda investiga a autoria dos fatos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever