Aconteceu na Igreja e no mundo

Vida religiosa na fronteira com a Coreia do Norte

Numa das fronteiras mais perigosas do mundo, um grupo de religiosas da Ordem da Visitação ora diariamente pela conversão da Coreia do Norte. Assim declara à revista espanhola Misión, em sua última edição, uma das irmãs que ali vive. Seu mosteiro – localizado em Jeongo PUE, Coreia do Sul – está rodeado de bases militares e, num profundo desejo de paz, elas voltaram a frente do sacrário de sua capela para a ameaçadora fronteira com Coreia do Norte.

A comunidade – hoje formada por sete religiosas colombianas e três coreanas – chegou ao país asiático em 2005 e, após muitas dificuldades culturais e financeiras, estabeleceu-se na região como sinal de fé e esperança para os católicos do país.

Jovem é contratado por rezar

Um fato inusitado deu a volta ao mundo nas redes sociais com uma valiosa lição para os nossos dias, em que tantos se envergonham de manifestar publicamente sua Fé. Trata-se do caso de um jovem que foi entregar seu currículo numa filial da empresa brasileira Grupo Mateus, pedindo uma vaga de emprego.

Como não houvesse funcionário para receber a documentação, a empresa tinha colocado uma urna destinada a esse fim, e o rapaz depositou nela seus documentos ajoelhando-se depois para pedir a Deus que o ajudasse a conseguir o trabalho. Um guarda que assistiu à cena pelas câmeras de segurança tirou uma fotografia e a mostrou aos responsáveis, que imediatamente contrataram o jovem.

Jornada Nacional do Terço dos Homens no Brasil

Em 8 de setembro, festa da natividade de Nossa Senhora, os brasileiros celebraram pela primeira vez o Dia Nacional do Terço dos Homens, efeméride sancionada através da lei federal 14.558 de março de 2023. O movimento, que abrange 2,5 milhões de homens no país, comemorou a data com uma grande peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, enquanto outros participantes se reuniram em suas próprias cidades para recitar o Rosário.

O Terço dos Homens conta com uma longa história no Brasil, com relatos de varões que desde a época imperial se congregavam para rezar. Contudo, foi só em 1997 que passaram a se organizar de modo oficial, e hoje seus membros encontram-se com regularidade para dar este importante testemunho de fé nas vastidões da Terra de Santa Cruz.

Cientistas estudam benefícios da Confissão

A Fundação John Templeton iniciou no mês de setembro um estudo científico com o objetivo de investigar o impacto benéfico da Confissão a curto, médio e longo prazo, analisando sob o ponto de vista psicológico e social os efeitos do perdão divino, tais como o alívio emocional e o retorno à harmonia interior após a absolvição sacramental.

Sob o título de Perspectivas psicológicas sobre o perdão divino: um estudo de método misto sobre a Confissão entre católicos de língua espanhola, a pesquisa combinará numerosas ferramentas de cognição social, psicologia moral, ciência afetiva e cognitiva da religião, coletando dados até setembro de 2025 junto a católicos espanhóis e hispano-americanos, e contará com a participação de estudiosos de universidades da Espanha e dos Estados Unidos.

Sacrilégio e furto em santuário espanhol

No dia 19 de setembro bandidos invadiram o Santuário de Nossa Senhora das Flores, padroeira de Álora, na Província de Málaga, Espanha, profanaram o sacrário, levando um cibório e espalhando sobre o altar Hóstias consagradas, e furtaram a pequena imagem de madeira do Menino Jesus, oferecida à localidade por Isabel, a Católica, em 1502, bem como a coroa e o manto bordado a ouro e cravejado de joias que portava a Virgem.

O caso está sob investigação de peritos, que notaram tratar-se de um roubo profissional, já que os malfeitores forçaram grades e vidros blindados sem deixar marcas digitais incriminatórias. Consternados pelo sacrilégio cometido e pelos danos sofridos em seu patrimônio histórico, os fiéis promoveram um ato de desagravo no dia 22 de setembro.

Pessoas casadas e com filhos são mais felizes

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos em 2022 pela General Social Survey revelaram que o matrimônio e a família estão fortemente relacionados com a felicidade. Dos entrevistados, 40% das mulheres e 35% dos homens, casados e com filhos, declararam-se “muito felizes”, enquanto as cifras dos que assim se sentem sem família e sem compromissos conjugais descendem para 12% e 22%.

Esses dados confirmam investigações recentes realizadas no mesmo campo pela Universidade de Chicago, e deixam cada dia menos convincente o mito propagado de que pessoas solteiras e sem prole são mais felizes.

Novo santuário dedicado a São Miguel, na Índia

A Diocese de Guntur, na Índia, teve a alegria de inaugurar no dia 18 de setembro seu primeiro santuário internacional, consagrado ao Arcanjo São Miguel. A cerimônia de dedicação do altar foi presidida pelo Núncio Apostólico na Índia, Dom Leopoldo Girelli, e contou com a participação de vários Bispos, sacerdotes e fiéis da região.

O novo santuário, que atende às necessidades de mais de quatro mil paroquianos e está localizado na cidade de Pedavadlapudi, Estado de Andhra Pradesh, foi erigido no lugar da antiga Igreja paroquial de São Miguel, construída em 1942.

Fiéis franceses restauram cruzeiros no país

A SOS Calvaires, uma iniciativa de católicos franceses dedicada a restaurar cruzes que foram completamente destruídas ou jazem em terra por falta de conservação na França, atingiu neste 2023 novos recordes: mais de trezentos membros ativos em sessenta e cinco filiais, mais de duzentas e cinquenta cruzes restauradas ou criadas – cinco delas erigidas na Irlanda – e um total de 23.350 cruzeiros listados num aplicativo da associação para conhecimento de seus seguidores.

Com esse piedoso labor, SOS Calvaires deseja reavivar a figura de Nosso Senhor no coração dos franceses, mantendo e restaurando em sua nação o principal símbolo da Cristandade: a Santa Cruz onde Jesus redimiu a humanidade.

Seminarista morre queimado na Nigéria

Na’aman Ngofe Danlami, um jovem seminarista de vinte e cinco anos, morreu queimado num ataque perpetrado por extremistas da etnia fulani, no dia 7 de setembro. Por volta das 20 horas, criminosos rodearam a casa paroquial de São Rafael, em Kafanchan, no Estado nigeriano de Kaduna. O intuito dos assaltantes era sequestrar ao pároco, Pe. Emmanuel Okolo, mas, vendo seus planos frustrados, atearam fogo ao prédio. O pároco e seu assistente conseguiram escapar com vida, mas o jovem Na’aman morreu dentro do edifício em chamas.

O Bispo de Kafanchan, Dom Julius Yakubu Kundi, lamentou a perda do seminarista e denunciou a inércia das forças militares que se encontravam a apenas um quilômetro do local, num país onde os católicos vivem hoje uma das piores perseguições registradas neste século.

Descoberta arqueológica na Terra Santa

Os especialistas que trabalham no sítio arqueológico de Silo, na Terra Santa, anunciaram a descoberta dos fundamentos de um enorme edifício que, pelas evidências encontradas e pelos dados históricos fornecidos pela Bíblia, pode tratar-se do Tabernáculo de Silo, santuário frequentemente mencionado nas Sagradas Escrituras.

Foi ali que a arca da aliança repousou por quase quatrocentos anos, até que o Rei Davi decidiu transferi-la para Jerusalém a fim de construir-lhe um templo. Segundo o diretor das escavações, Dr. Scott Stripling, se as hipóteses se confirmarem os arqueólogos serão capazes de indicar o lugar do Santo dos Santos, local exato onde ficava a Arca da Aliança.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever