Aconteceu na Igreja e no mundo

Cresce a devoção mariana em Bangladesh

A comunidade católica de Bangladesh vem experimentando um afervoramento na devoção a Maria Santíssima e ao Santo Rosário, graças a diversas atividades evangelizadoras desenvolvidas pela associação Holy Cross Family Ministries nas oito dioceses do país. Entre elas se contam seiscentos e oitenta programas de catequese sobre o Rosário, além da distribuição de mais de sessenta mil terços, cem mil estampas de Nossa Senhora e cinquenta mil calendários religiosos.

Os responsáveis pela campanha declaram que os fiéis têm sentido o poder do Rosário em suas vidas, e que essa devoção tem fortalecido inclusive seus vínculos familiares.

Relatório sobre as obras sociais da Igreja Católica

Por ocasião do 97º Dia Mundial das Missões, a agência Fides publicou um relatório oficial com estatísticas da atuação da Igreja Católica no mundo, baseado em dados colhidos até 2021. Segundo o informe, apesar da considerável queda quantitativa de Bispos, sacerdotes, religiosos e consagrados, as obras sociais promovidas pela Igreja continuam florescendo ao redor do planeta.

Com efeito, a Igreja Católica administra 225.175 escolas – do ensino infantil ao secundário –, educando mais de sessenta e um milhões de alunos, atende 5.405 hospitais e mais de 14.000 postos de saúde, cuida de 15.276 lares para idosos, 9.703 orfanatos e 10.567 creches. O número de outras obras de caridade com as quais a Igreja auxilia a sociedade ascende a 35.529, numa clara demonstração do esforço realizado pelos católicos para a consecução do bem comum.

Primeiras Comunhões na Antártida

A administração da Primeira Comunhão a cinco crianças e da Crisma a uma jovem na Base Esperança – uma estação de pesquisa das forças armadas argentinas localizada em Punta Foca, Antártidaencheu de alegria a pequena comunidade de militares ali residente e seus familiares, os quais puderam comprovar a perenidade da promessa de Jesus de que estaria conosco até o fim dos tempos (cf. Mt 28, 20) e, mais ainda, até os confins do mundo!

A celebração, presidida pelo capelão militar, Pe. Francisco Roverano, ocorreu no dia 7 de outubro na capela da base militar.

Crucifixo salva sacerdote baleado

Um sacerdote brasileiro teve sua vida salva graças ao crucifixo que portava. O fato aconteceu na noite de 9 de outubro, na cidade de Caxias do Sul (RS), quando o Pe. Jairo Luiz Gusberti saía de uma reunião com catequistas. Três bandidos armados o abordaram e, durante o roubo do carro no qual ele se encontrava, um dos criminosos disparou no sacerdote atingindo-o no peito, mas o tiro foi em grande parte amortecido pelo crucifixo que usava.

Levado para o hospital, o Pe. Jairo passou por um procedimento cirúrgico para retirada do projétil. O sacerdote declarou, emocionado, à imprensa local: “A cruz de Cristo, que já nos salvou quando Ele entregou a vida por nós, me salvou nessa noite passada também”.

Procissão eucarística em Nova York

No dia 10 de outubro, milhares de católicos saíram às ruas de Nova York para testemunhar sua fé na Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, numa procissão eucarística realizada durante a Conferência de Empreendedorismo de Princípios, evento organizado anualmente pelo Napa Institute, uma organização católica dos Estados Unidos.

Antes da procissão foi celebrada uma Missa na Catedral de São Patrício, e o ato encerrou-se na mesma igreja com a bênção do Santíssimo Sacramento, dada pelo Cardeal Timothy Michael Dolan, Arcebispo Metropolitano.

Parlamento Europeu acolhe exposição sobre perseguição religiosa

Entre os dias 18 e 22 de setembro, a sede do Parlamento Europeu em Bruxelas acolheu uma amostra fotográfica sobre a perseguição que os cristãos sofrem hoje ao redor do mundo. A iniciativa partiu do eurodeputado Bert-Jan Ruissen, com o apoio da organização Portas Abertas e a Underground Church Foundation. Palestras realizadas durante a exposição apontavam o importante papel da União Europeia como bloco capaz de defender a liberdade e a segurança dos fiéis cristãos, tarefa muitas vezes omitida.

Segundo o Índice Mundial de Perseguição aos Cristãos divulgado pela organização Portas Abertas, cerca de trezentos e sessenta milhões de cristãos sofrem atualmente algum tipo de perseguição ou discriminação no mundo, o que representa um em cada sete cristãos.

Adoração Perpétua em todas as paróquias da arquidiocese

Como parte das celebrações do Ano da Eucaristia proclamado por Dom Andrew Nkea Fuanya, Arcebispo Metropolitano, na Arquidiocese de Bamenda, em Camarões, todas as paróquias da circunscrição eclesiástica foram instruídas a promover a Adoração Perpétua e a edificar uma capela própria para essa devoção, muitas das quais já estão terminadas ou em fase de conclusão. A iniciativa encontrou grande receptividade por parte dos fiéis, especialmente entre os jovens.

Palestras, vigílias e até um congresso eucarístico diocesano foram realizados com o objetivo de aumentar a compreensão dos católicos a respeito da Eucaristia, levando muitas pessoas a regularizarem sua vida cristã a fim de recebê-la dignamente.

Oratórios dedicados a Nossa Senhora na França

Cresce o número de oratórios dedicados à Virgem Maria na França, graças à iniciativa M de Maria, nascida em 2020, cujo objetivo é unir num caminho de peregrinação, à semelhança do Caminho de Santiago, os principais locais de aparições de Nossa Senhora em território gaulês.

A associação responsável pela iniciativa pretende instalar um oratório – com a imagem de Nossa Senhora da França encimada pelo “M” e a cruz, símbolo revelado pela Santíssima Virgem a Santa Catarina Labouré – a cada dez ou quinze quilômetros, no trajeto que percorre o local das aparições de Lourdes, La Salette, Pontmain, Rue de Bac e Pellevoisin.

Curso sobre o Sacramento da Confissão

Nos dias 26 e 27 de outubro, a Penitenciaria Apostólica promoveu em Roma um curso sobre o Sacramento da Confissão destinado especialmente aos leigos. O seminário, intitulado Celebrar o Sacramento da Reconciliação hoje, foi inaugurado com uma lectio magistralis ministrada pelo Cardeal Mauro Piacenza, penitenciário-mor do dicastério.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o evento nasceu do interesse demonstrado por leigos em aprofundar-se no conhecimento desse Sacramento. O secretário da Penitenciaria Apostólica, Pe. Krzysztof Józef Nykiel, espera torná-lo fixo na agenda anual da instituição.

Mais de um milhão de crianças rezam o Terço

A campanha Um milhão de crianças rezam o Terço pela paz, promovida pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, reuniu no dia 18 de outubro a histórica cifra de 1.039.628 inscritos. O objetivo dessa campanha, inspirada num conselho de São Pio de Pietrelcina, é unir crianças do mundo inteiro para rezar especialmente pela paz, intenção que neste ano ganhou mais importância à luz dos recentes conflitos bélicos.

Segundo a contagem oficial, mais de 275.500 crianças se inscreveram na Polônia, 156.500 na Eslováquia, 136.900 nas Filipinas, 77.800 no Reino Unido, 46.900 no Brasil, 46.200 nos Estados Unidos, 19.500 na Índia e 15.500 na Austrália, entre outros muitos países.

Peregrinação Dominicana do Rosário, nos Estados Unidos

No dia 30 de setembro milhares de fiéis participaram da Peregrinação Dominicana do Rosário, promovida pela Ordem dos Pregadores na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washington, DC. A jornada de oração incluiu palestras sobre a devoção a Nossa Senhora e ao Santo Rosário, assim como Adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa, Confissões e recitação do Terço.

O evento, que os religiosos desejam tornar anual, foi o fecho de uma longa novena realizada durante os últimos nove meses incentivando essa importante devoção mariana, que contou com aproximadamente cem mil participantes em todo o país.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever