Aconteceu na Igreja e no mundo

Mosteiro reaberto após setecentos anos

Setecentos anos depois de terem abandonado a região, monges católicos voltam para refundar a abadia trapista em Munkeby, Noruega, localizada a cem quilômetros do Santuário de Santo Olavo, padroeiro do país.

Segundo registros, entre os anos 1150 e 1180 monges cistercienses provindos da Inglaterra fundaram ali a abadia mais setentrional da Ordem, mas as adversidades climáticas e, sobretudo, as perseguições que se seguiram à Reforma Protestante forçaram os religiosos a partir. Recentemente a vida monacal foi restabelecida graças aos esforços do Pe. Joël Regnard, monge trapista de Cîteaux, França.

A abadia foi construída num local próximo às ruínas do primeiro mosteiro, e no passado mês de dezembro a igreja foi consagrada pelo Prelado de Trondheim, Dom Erik Varden, também ele monge trapista.

Quatrocentos anos da consagração do Canadá a São José

A devoção a São José está na raiz da evangelização do Canadá, empreendida pela Igreja Católica há mais de quatrocentos anos. Segundo consta nas crônicas históricas, foram os Franciscanos Recoletos que levaram da Europa a devoção ao Santo Patriarca, incentivando entre o povo o amor e a confiança no casto esposo de Maria.

Inspirados pelo provincial da Ordem, Pe. Joseph Le Caron, no ano de 1617 os fiéis já haviam feito um voto escolhendo São José como patrono da nascente Igreja no Canadá, e em 1624 realizaram de modo solene a consagração da nação, recebendo a aprovação do Papa Urbano VIII em 1637. Desde então, as manifestações de devoção, os milagres e as graças concedidas pelo pai virginal de Jesus têm confirmado que o Canadá está realmente sob sua proteção.

Relíquias de Santa Teresinha visitam o Brasil

Em comemoração dos cento e cinquenta anos do nascimento da santa carmelita de Lisieux, e dos cem anos de sua beatificação, diversos conventos e casas carmelitanas do Brasil terão a alegria de receber a visita de suas relíquias.

A peregrinação teve início no dia 1º de fevereiro, no carmelo de Trindade, Goiás, e até o dia 19 de outubro visitará mais de setenta cidades brasileiras dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e o Distrito Federal.

Multitudinária procissão nas Filipinas

A tradicional procissão do Nazareno Negro, que remonta ao ano de 1767, reuniu seis milhões de fiéis na cidade de Manila. Após três anos de interrupção devido à pandemia, no dia 9 de janeiro os devotos puderam novamente acompanhar o translado da imagem milagrosa desde a Igreja de São Nicolau de Tolentino até a Basílica Menor do Nazareno Negro, no distrito de Quiapo. A cerimônia teve início com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Cardeal José Fuerte Advincula. Quinze horas foram necessárias para realizar o percurso de sete quilômetros.

Os organizadores do evento esperam que em breve a igreja de Quiapo seja elevada à categoria de santuário nacional, e que o dia desta secular procissão seja declarado feriado nacional.

Encontro mundial de jornalistas católicos em Lourdes

A 27ª edição do encontro de jornalistas católicos, Jornada Internacional de São Francisco de Sales, foi realizada por sexto ano consecutivo no Santuário de Lourdes, França, entre os dias 24 e 26 de janeiro. O evento, organizado pela Federação Francesa dos Meios de Comunicação Católicos em conjunto com o Dicastério para a Comunicação, a Associação Católica Mundial para a Comunicação e a União Católica da Imprensa Italiana, teve como tema Tempo de transformações.

As sessões plenárias, palestras e workshops, que reuniram aproximadamente duzentos e cinquenta jornalistas de mais de vinte e cinco países, versaram sobre as mudanças produzidas pelo retorno da guerra na Europa, a introdução da inteligência artificial na sociedade e a situação atual da Igreja, refletindo na missão que os jornalistas católicos devem desempenhar neste contexto mundial em constante transformação.

Mais de onze milhões de peregrinos no Santuário de Guadalupe

Entre os dias 9 e 12 de dezembro, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, recebeu a visita de onze milhões de peregrinos para celebrar a solenidade dessa invocação da Santíssima Virgem.

As autoridades estimam que, a cada minuto, houve seis mil e seiscentas pessoas provindas das diversas regiões do México e do mundo venerando a imagem milagrosa da Padroeira da América Latina.

Jubileu das aparições do Sagrado Coração de Jesus

O Santuário de Paray-le-Monial, França, deu início no dia 27 de dezembro de 2023 ao jubileu comemorativo dos trezentos e cinquenta anos das aparições do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, sob o lema Retribuir amor por amor.

Como parte das festividades, que se estenderão até o dia 27 de junho de 2025, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, os responsáveis pelo santuário estão organizando peregrinações, celebrações litúrgicas, reuniões e até concursos artísticos visando divulgar a mensagem de amor revelada por Nosso Senhor à Santa francesa.

No mês de maio será realizado um simpósio em Roma, a propósito do tema jubilar, e em outubro haverá em Paray-le-Monial um encontro internacional de superiores de congregações religiosas relacionadas com o Sagrado Coração de Jesus.

Informe sobre a perseguição religiosa no mundo

Foi divulgado o informe anual sobre a perseguição aos cristãos, realizado pela organização internacional Portas Abertas. O relatório, que inclui dados do período entre outubro de 2022 e setembro de 2023, contém cifras cada vez mais alarmantes.

No total, 365 milhões de fiéis sofrem algum tipo de perseguição, o que significa um em cada sete cristãos no mundo. Os atos hostis catalogados pelo estudo vão desde agressões, torturas, maus-tratos e discriminações, até sequestros e assassinatos. Verificou-se também um aumento sem precedentes nos ataques vandálicos contra igrejas, que passaram de 2.110, no período anterior, a 14.766.

Entre os países que lideram a lista dos mais perigosos para os cristãos figuram Coreia do Norte, Somália, Líbia e Nigéria. O informe apresentou ainda uma lista complementar de países nos quais a perseguição tende a piorar, como é o caso da Rússia, Honduras, Venezuela, Ucrânia e Israel.

Estudo desmente a legenda negra espanhola

A revista católica francesa La Nef começou o ano de 2024 reproduzindo um dossiê especial para desmentir a secular legenda negra espanhola.

O estudo La légende noire espagnole: revenir à la réalité, realizado pelo hispanista Arnaud Imatz, consta de oito artigos esclarecedores sobre as questões mais deturpadas da conquista das Américas, desmentindo com base em dados históricos os boatos disseminados pelos inimigos do catolicismo da nação espanhola, como a escravização e o genocídio sistemático da população nativa, os supostos processos de tortura empregados pela inquisição na América e o despojamento econômico dos índios.

Em seu estudo, o historiador demonstra largamente a falsidade destas e de outras acusações, lançando um facho de luz sobre um dos acontecimentos mais marcantes da História da humanidade: a epopeia evangelizadora da América.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever