1 de julho de 2023

Sábado da 12ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 18,1-15

Naqueles dias, 1o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. 3E disse: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo.4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo”. Eles responderam: “Faze como disseste”. 6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara e lhe disse: “Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os”. 7Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores, e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado, e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. 9E eles lhe perguntaram: “Onde está Sara, tua mulher?” “Está na tenda”, respondeu ele. 10E um deles disse: “Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho”. Ouvindo isto, Sara pôs-se a rir, da entrada da tenda, que estava atrás dele. 11Abraão e Sara já eram velhos, muito avançados em idade, e para ela já havia cessado o período regular das mulheres. 12Por isso, Sara se pôs a rir em seu íntimo, dizendo: “Acabada como estou, terei ainda tal prazer, sendo meu marido já velho?” 13E o Senhor disse a Abraão: “Por que riu Sara, dizendo consigo mesma: ‘Acaso ainda terei um filho, sendo tão velha?’ 14Existe alguma coisa impossível para o Senhor? No ano que vem, voltarei por este tempo, e Sara já terá um filho”. 15Sara protestou, dizendo: “Eu não ri”, pois estava com medo. Mas ele insistiu: “Sim, tu riste”.

Salmo responsorial: Lc 1,46-47.48-49.50 e 53.54-55 (R. cf. 54b)

R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

 46A minh’alma engrandece ao Senhor, *47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, R.

48pois, ele viu a pequenez de sua serva, *eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 49O Poderoso fez por mim maravilhas *e Santo é o seu nome! R.

50Seu amor, de geração em geração, *chega a todos que o respeitam. 53De bens saciou os famintos *e despediu, sem nada, os ricos. R.

54Acolheu Israel, seu servidor, *fiel ao seu amor, 55como havia prometido aos nossos pais, *em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. R.

Evangelho: Mt 8,5-17

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um : ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. 13Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E naquela mesma hora o empregado ficou curado. 14Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.

Leituras da Missa da Vigília dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo

Primeira leitura: At 3,1-10

Naqueles dias, 1Pedro e João subiram ao Templo para a oração das três horas da tarde. 2Então trouxeram um homem, coxo de nascença, que costumavam colocar todos os dias na porta do Templo, chamada Formosa, a fim de que pedisse esmolas aos que entravam. 3Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. 4Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: “Olha para nós!” 5º homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. 6Pedro então lhe disse:
“Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!” 7E pegando-lhe a mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. 8Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João,
andando, pulando e louvando a Deus. 9O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. 10E reconheceram que era ele o mesmo que pedia esmolas, sentado na porta Formosa do Templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido com ele.

Salmo responsorial: Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

2Os céus proclamam a glória do Senhor, *e o firmamento, a obra de suas mãos; 3o dia ao dia transmite esta mensagem, *a noite à noite publica esta notícia. R.

4Não são discursos nem frases ou palavras, *nem são vozes que possam ser ouvidas; 5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *chega aos confins do universo a sua voz. R.

Segunda leitura: Gl 1,11-20

Irmãos: 11Asseguro-vos que o evangelho pregado por mim não é conforme a critérios humanos. 12Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo. 13Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. 15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 16se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue, 17nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo.

Evangelho: Jo 21,15-19

Jesus se manifestou aos seus discípulos 15e depois de comer com eles perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me” .


Santos em destaque

Santo Aarão. Irmão de Moisés, foi o primeiro Sumo Sacerdote do povo eleito.

São Teodorico, presbítero (†533). Discípulo de São Remígio, que o ordenou sacerdote. Primeiro abade do mosteiro de Mont d’Or, nas cercanias de Reims, França.

São Domiciano, abade (†séc. V). Sendo eremita na Gália Lionense, reuniu muitos companheiros no serviço de Deus, e partiu deste mundo quando guiava o mosteiro de Brevon, França.

Santo Olivério Plunkett, mártir (†1681). Arcebispo de Armagh, Irlanda do Norte. Falsamente acusado de traição, foi decapitado em Londres no reinado de Carlos II.

São Zhang Huailu, mártir (†1900). Catecúmeno que se declarou cristão e foi batizado com o próprio sangue, na cidade chinesa de Zhuhedian.

Santos Justino Orona e Atilano Cruz, presbíteros (†1928). Sacerdotes em Guadalajara, México, martirizados durante as perseguições contra a Igreja nesse país.

Beato Inácio Nazju Falzon, clérigo (†1865). Obteve esmerada formação religiosa e recebeu as ordens menores. Não quis, porém, ser ordenado sacerdote por julgar-se indigno. Dedicou sua vida ao cuidado dos enfermos e à catequese dos soldados para que se convertessem antes de partir para a guerra.

Beato João Nepomuceno Chrzan, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote polonês morto no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever