1 de julho de 2024

Segunda-feira da 13ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Am 2,6-10.13-16

6Isto diz o Senhor: “Pelos três crimes de Israel, pelos seus quatro crimes, não retirarei a palavra: porque eles vendem o justo por dinheiro e o indigente, pelo preço de um par de chinelos; 7pisam, na poeira do chão, a cabeça dos pobres, e impedem o progresso dos humildes; filho e pai vão à mesma mulher, profanando meu santo nome; 8deitando-se junto a qualquer altar, usando roupas que foram entregues em penhor, bebem vinho à custa de pessoas multadas, na casa de Deus. 9Entretanto, eu tinha aniquilado, diante deles, os amorreus, homens espadaúdos como cedros e robustos como carvalhos, destruindo-lhes os frutos na ramada e arrancando-lhes as raízes. 10Fui eu que vos fiz sair da terra do Egito e vos guiei pelo deserto, durante quarenta anos, para ocupardes a terra dos amorreus. 13Pois bem, eu vos calcarei aos pés, como calca o chão a carroça carregada de feixes; 14º mais ágil não conseguirá fugir, o mais forte não achará força, o valente não salvará a vida; 15o arqueiro não resistirá de pé, o corredor veloz não terá pernas para escapar, nem se salvará o cavaleiro; 16o mais corajoso dentre os corajosos fugirá nu, naquele dia”, diz o Senhor.

Salmo responsorial: Sl 49(50),16bc-17.18-19.20-21.22-23 (R. 22a)

R. Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
16b“Como ousas repetir os meus preceitos *ce trazer minha Aliança em tua boca? 17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos *e deste as costas às palavras dos meus lábios! R.

18Quando vias um ladrão, tu o seguias *e te juntavas ao convívio dos adúlteros. 19Tua boca se abriu para a maldade *e tua língua maquinava a falsidade. R.

20Assentado, difamavas teu irmão, *e ao filho de tua mãe injuriavas. 21Diante disso que fizeste, eu calarei? *Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo *e manifesto essas coisas aos teus olhos. R.

22Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus, †para que eu não arrebate a vossa vida, *sem que haja mais ninguém para salvar-vos! 23Quem me oferece um sacrifício de louvor, *este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, *eu mostrarei a salvação que vem de Deus”. R.

Evangelho: Mt 8,18-22

Naquele tempo, 18Vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.


Santos em destaque

Santo Aarão. Irmão de Moisés, foi o primeiro Sumo Sacerdote do povo eleito.

São Teodorico, presbítero (†533). Discípulo de São Remígio, que o ordenou sacerdote. Primeiro abade do mosteiro de Mont d’Or, nas cercanias de Reims, França.

São Domiciano, abade (†séc. V). Sendo eremita na Gália Lionense, reuniu muitos companheiros no serviço de Deus, e partiu deste mundo quando guiava o mosteiro de Brevon, França.

Santo Olivério Plunkett, mártir (†1681). Arcebispo de Armagh, Irlanda do Norte. Falsamente acusado de traição, foi decapitado em Londres no reinado de Carlos II.

São Zhang Huailu, mártir (†1900). Catecúmeno que se declarou cristão e foi batizado com o próprio sangue, na cidade chinesa de Zhuhedian.

Santos Justino Orona e Atilano Cruz, presbíteros (†1928). Sacerdotes em Guadalajara, México, martirizados durante as perseguições contra a Igreja nesse país.

Beato Inácio Nazju Falzon, clérigo (†1865). Obteve esmerada formação religiosa e recebeu as ordens menores. Não quis, porém, ser ordenado sacerdote por julgar-se indigno. Dedicou sua vida ao cuidado dos enfermos e à catequese dos soldados para que se convertessem antes de partir para a guerra.

Beato João Nepomuceno Chrzan, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote polonês morto no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever