Segunda-feira da 20ª semana do Tempo Comum
Memória facultativa de São João Eudes, presbítero (†1680 Caen – França). Durante muitos anos pregou missões populares em diversas paróquias. Foi muito perseguido pelos jansenistas. Fundador dos Padres Eudistas, missionários, e da Obra de Nossa Senhora da Caridade que se tornou o Instituto do Bom Pastor de Angers, para recuperar moças extraviadas. Foi o grande propagador do culto aos Corações de Jesus e Maria.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Ez 24,15-24
15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 16“Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas. 17Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Põe o turbante na cabeça, calça as sandálias nos pés, sem encobrir a barba, nem comer o pão dos enlutados”. 18Eu tinha falado ao povo pela manhã, e à tarde minha esposa morreu. Na manhã seguinte, fiz como me foi ordenado. 19Então o povo perguntou-me: “Não nos vais explicar o que têm a ver conosco as coisas que tu fazes?” 20Eu respondi-lhes: “A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 21Fala à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o objeto do vosso orgulho, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas que lá deixastes, tombarão pela espada. 22E fareis assim como eu fiz: Não cobrireis a barba, nem comereis o pão dos enlutados, 23levareis o turbante na cabeça, as sandálias nos pés, sem vos lamentar nem chorar. Definhareis por causa de vossas próprias culpas, gemendo uns para os outros. 24Ezequiel servirá para vós como sinal: Fareis exatamente o que ele fez; quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus”.
Salmo responsorial: Dt 32,18-19.20.21 (R. cf. 18a)
R. Esqueceram o Deus que os gerou.
18Da Rocha que te deu à luz, te esqueceste, *do Deus que te gerou, não te lembraste. 19Vendo isto, o Senhor os desprezou, *aborrecido com seus filhos e suas filhas. R.
20E disse: “Esconderei deles meu rosto *e verei, então, o fim que eles terão, pois, tornaram-se um povo pervertido, *são filhos que não têm fidelidade. R.
21Com deuses falsos provocaram minha ira, *com ídolos vazios me irritaram; vou provocá-los por aqueles que nem são um povo, *através de gente louca hei de irritá-los. R.
Evangelho: Mt 19,16-22
Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Santos em destaque
São Sisto III, Papa (†440). Combateu as heresias de Pelágio e Nestório. Distribuiu recursos para a construção de novas igrejas, particularmente a Basílica de Santa Maria Maior.
São Bartolomeu de Simeri, abade (†1130). Eremita nas proximidades do maciço de Sila, Itália. Inspirado por Nossa Senhora, acolheu muitos discípulos e edificou o mosteiro de Santa Maria Nuova Odigitria.
São Luís de Anjou, Bispo (†1297). Sobrinho do rei São Luís IX, elevado à sede episcopal de Toulouse, França, após abraçar a vocação franciscana. Faleceu aos vinte e três anos de idade.
Santo Ezequiel Moreno Díaz, Bispo (†1906). Religioso agostiniano espanhol, missionário nas Ilhas Filipinas e mais tarde Bispo de Pasto, Colômbia. Foi apresentado como modelo de Evangelizador pelo Papa João Paulo II.
Beato Jordão de Pisa, presbítero (†c. de 1311). Religioso dominicano de origem florentina, professor de Teologia em Paris. Soube expor em linguagem popular a mais elevada doutrina.
Beatos Luís Flores e Pedro de Zúñiga, presbíteros, e companheiros, mártires (†1622). Foram presos, torturados e martirizados ao desembarcarem no porto de Nagasaki, Japão.
Beato Hugo Green, presbítero e mártir (†1642). Sacerdote católico executado em Dorchester, Inglaterra, no reinado de Carlos I.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens