26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ap 14,14-19

Eu, João, 14na minha visão, vi uma nuvem branca e sentado na nuvem alguém que parecia um “filho de homem”. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e, nas mãos, uma foice afiada. 15Saiu do Templo um outro anjo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: “Lança tua foice, e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!” 16E aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice, e a terra foi ceifada. 17Então saiu do templo que está no céu mais um anjo. Também ele tinha nas mãos uma foice afiada. 18E saiu, de junto do altar, outro anjo ainda, aquele que tem o poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para aquele que segurava a foice afiada: “Lança a foice e colhe os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras”. 19E o anjo lançou a foice afiada na terra, e colheu as uvas da videira da terra. Depois, despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus.

Salmo responsorial: Sl 95(96),10.11-12.13 (R. 13b)

R. O Senhor vem julgar nossa terra.

10Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” †Ele firmou o universo inabalável, *e os povos ele julga com justiça. R.

11O céu se rejubile e exulte a terra, *aplauda o mar com o que vive em suas águas; 12os campos com seus frutos rejubilem *e exultem as florestas e as matas R.

13na presença do Senhor, pois ele vem, *porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, *e os povos julgará com lealdade. R.

Evangelho: Lc 21,5-11

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.


Santos em destaque

São Sirício, Papa (†399). Santo Ambrósio o louva como verdadeiro mestre porque tomou sobre si a responsabilidade por todos os Bispos, os instruiu com os ensinamentos dos Santos Padres e os confirmou com sua autoridade apostólica.

São Conrado, Bispo (†975). Bispo de Constança, Alemanha. Exímio pastor de sua grei, distribuiu com largueza seus bens em favor da Igreja e dos pobres.

São Nicão, monge (†998). Evangelizou a ilha de Creta, recém libertada do domínio sarraceno. Pregou depois na Grécia, onde faleceu num mosteiro fundado por ele, em Esparta.

São Silvestre Gozzolíni, abade (†1267). Ordenado sacerdote, exerceu inicialmente seu ministério na Catedral de Osimo (Itália), sua cidade natal. Presenciando a abertura do sepulcro de um parente, compreendeu toda a vaidade do mundo e passou a levar vida eremítica numa gruta, onde pouco depois outros jovens uniram-se a ele. Fundou vários mosteiros sob a Regra de São Bento, reconhecidos posteriormente como Congregação dos Silvestrinos.

Santo Humilde Pirozzo, religioso (†1637). Frade franciscano do mosteiro da Calábria. Os Papas Gregório XV e Urbano VIII o consultaram sobre graves assuntos da Igreja.

São Leonardo de Porto Maurício, presbítero (†1751). Sacerdote franciscano, empregou sua vida na pregação e na edição de livros de piedade. Participou de mais de trezentas missões na Itália.

Beata Delfina (†1358-60). Esposa de Santo Elzear de Sabran, Duque de Ariano (no Reino de Nápoles). Decidiram ambos viver em virgindade, como meio de alcançar a perfeição. Entrando na Ordem Terceira de São Francisco, dedicaram-se às obras de misericórdia.

Beatos Hugo Taylor, sacerdote, e Marmaduke Bowes, mártires (†1585). Executados durante o reinado de Isabel I da Inglaterra.

Beata Caetana Stérni (†1889). Enviuvou-se muito jovem e fundou a Congregação das Irmãs da Divina Vontade, para assistência aos pobres e enfermos.

Beato Tiago Alberione, presbítero (†1971). Fundador da Pia Sociedade de São Paulo (Irmãos Paulinos, o primeiro dos dez ramos da Família Paulina), empenhou-se em usar os meios de comunicação social como instrumento de evangelização.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

25 de novembro de 2024

Segunda-feira da 33ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

24 de novembro de 2024

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Hoje,...

23 de novembro de 2024

Sábado da 33ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever