Memória de Santo Irineu
Bispo e mártir (†202). Memória obrigatória. Grego da Ásia Menor, discípulo de São Policarpo que tinha ouvido as pregações do Apóstolo São João Evangelista, foi Bispo de Lyon, França, onde combateu o racionalismo gnóstico. Morreu mártir sob Septímio Severo.
Leituras da Missa
Primeira leitura: 2Rs 25,1-12
1No nono ano do reinado de Sedecias, no dia dez do décimo mês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio atacar Jerusalém com todo o seu exército. Puseram-lhe um cerco e construíram torres de assalto ao seu redor. 2A cidade ficou sitiada e rodeada de valas até ao décimo primeiro ano do reinado de Sedecias. 3No dia nove do quarto mês, quando a fome se agravava na cidade e a população não tinha mais o que comer, 4abriram uma brecha na muralha da cidade. Então o rei fugiu de noite, com todos os guerreiros, pela porta entre os dois muros, perto do jardim real, se bem que os caldeus cercavam a cidade, e seguiram pela estrada que conduz à Araba. 5Mas o exército dos caldeus perseguiu o rei e alcançou-o na planície de Jericó, enquanto todo o seu exército se dispersou e o abandonou. 6Os caldeus prenderam o rei e levaram-no a Rebla, à presença do rei da Babilônia, que pronunciou sentença contra ele. 7Matou os filhos de Sedecias, na sua presença, vasou-lhe os olhos e, preso com uma corrente de bronze, levou-o para a Babilônia. 8No dia sete do quinto mês, data que corresponde ao ano dezenove do reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nabuzardã, comandante da guarda e oficial do rei da Babilônia, fez a sua entrada em Jerusalém. 9Ele incendiou o templo do Senhor e o palácio do rei e entregou às chamas todas as casas e os edifícios de Jerusalém. 10Todo o exército dos caldeus, que acompanhava o comandante da guarda, destruiu as muralhas que rodeavam Jerusalém. 11Nabuzardã, comandante da guarda, exilou o resto da população que tinha ficado na cidade, os desertores que se tinham passado ao rei da Babilônia e o resto do povo. 12E, dos pobres do país, o comandante da guarda deixou uma parte, como vinhateiros e agricultores.
Salmo responsorial: Sl 136(137),1-2.3.4-5.6 (R. 6a)
R. Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!
1Junto aos rios da Babilônia †nos sentávamos chorando, *com saudades de Sião. 2Nos salgueiros por ali *penduramos nossas harpas. R.
3Pois foi lá que os opressores *nos pediram nossos cânticos; nossos guardas exigiam *alegria na tristeza: “Cantai hoje para nós *algum canto de Sião!” R.
4Como havemos de cantar †os cantares do Senhor *numa terra estrangeira? 5Se de ti, Jerusalém, †algum dia eu me esquecer, *que resseque a minha mão! R.
6Que se cole a minha língua †e se prenda ao céu da boca, *se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém *minha grande alegria! R.
Evangelho: Mt 8,1-4
1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.
Santos em destaque
São Paulo I, Papa (†767). Escreveu aos Imperadores Constantino V e Leão IV para que se restabelecesse a antiga veneração às sagradas imagens. Transladou os corpos dos mártires dos cemitérios em ruínas para igrejas e mosteiros.
Santo Argemiro, mártir (†856). Monge em Córdoba (Espanha), torturado e morto sob o reinado de Maomé II, por ter-se recusado a abjurar a fé cristã.
Santo Heimerado, presbítero e eremita (†1019). Expulso do mosteiro e exposto ao desprezo e zombaria de muitos, viveu como peregrino por amor a Cristo, morrendo em Hasungen, Alemanha.
São João Southworth, presbítero e mártir (†1654). Condenado à morte por exercer clandestinamente seu ministério sacerdotal na Inglaterra, durante o governo de Cromwell.
Santa Vicenta Gerosa (†1847). Religiosa da Lombardia que fundou, juntamente com Santa Bartolomea Capitanio, o Instituto das Irmãs da Caridade de Lovere, Itália.
Santa Maria Du Zhaozhi, mártir (†1900). Cristã fervorosa e mãe de um sacerdote. Morreu decapitada durante a perseguição religiosa na China, por ter-se recusado a negar a Fé.
Beatos Severiano Baranyak e Joaquim Senkivskyj, presbíteros e mártires (†1941). Sacerdotes da Ordem Basiliana de São Josafá, presos e executados pelas autoridades soviéticas em Drohobych, Ucrânia.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online