3 de dezembro de 2024

Memória de São Francisco Xavier

Nasceu em 1506 no Castelo de Xavier, Espanha. Estudou em Paris onde conheceu Santo Inácio de Loyola, formando com este o primeiro grupo da Companhia de Jesus. Aos 35 anos foi enviado como missionário para as colônias portuguesas nas Índias Orientais, sendo Goa o centro de suas atividades. Daí, passou para o Japão, onde constituiu o primeiro núcleo de cristãos. Morreu a caminho da China, na ilha de Sanchuão, aos 46 anos. É, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiro das missões.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 11,1-10

Naqueles dias, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

Salmo responsorial: Sl 71(72),1-2.7-8.12-13.17 (R. cf. 7)

R. Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

 1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *vossa justiça ao descendente da realeza! 2Com justiça ele governe o vosso povo, *com equidade ele julgue os vossos pobres. R.

7Nos seus dias a justiça florirá *e grande paz, até que a lua perca o brilho! 8De mar a mar estenderá o seu domínio, *e desde o rio até os confins de toda a terra! R.

12Libertará o indigente que suplica,*e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. 13Terá pena do indigente e do infeliz, *e a vida dos humildes salvará. R.

17Seja bendito o seu nome para sempre! *E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, *todas as gentes cantarão o seu louvor! R.

Evangelho: Lc 10,21-24

21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.


Santos em destaque

São Sofonias, profeta. No tempo de Josias, rei de Judá, profetizou a ruína dos ímpios e fortaleceu nos pobres e necessitados a esperança da salvação.

São Birino, Bispo (†650). Enviado como missionário junto aos anglos pelo Papa Honório I, logrou a conversão do rei Cynegils e fixou sua sede episcopal em Dorchester.

Beato Eduardo Coleman, mártir (†1678). Secretário da Duquesa de York convertido ao catolicismo. Falsamente acusado de conspirador, foi executado durante o reinado de Carlos II.

Beato João Nepomuceno De Tschiderer, Bispo (†1860). Bispo de Trento (Itália) que em tempos difíceis ofereceu um admirável testemunho de amor pela sua diocese.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

25 de novembro de 2024

Segunda-feira da 33ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

24 de novembro de 2024

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Hoje,...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever