Memória de São Jerônimo
Sacerdote e doutor da Igreja (†420). Depois de uma juventude desregrada, recebeu o Batismo em 366, abandonou a cultura pagã e levou vida ascética num deserto perto de Antioquia. Ordenado sacerdote aos 38 anos, participou do Concílio Romano de 382 e tornou-se secretário do Papa São Dâmaso, o qual o encarregou de rever as traduções latinas da Bíblia, trabalho que culminou na tradução mundialmente conhecida como a Vulgata. Combateu com vigor os erros de sua época. Destacou-se também, como seu contemporâneo Santo Ambrósio, na luta em defesa da virgindade.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Zc 8,20-23
20Isto diz o Senhor dos exércitos: “Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, 21dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. 22Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor”. 23Isto diz o Senhor dos exércitos: “Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’”.
Salmo responsorial: Sl 86(87),1-3.4-5.6-7 (R. Zc 8,23)
R. Nós temos ouvido que Deus está convosco.
1O Senhor ama a cidade *que fundou no Monte santo; 2ama as portas de Sião *mais que as casas de Jacó. 3Dizem coisas gloriosas *da Cidade do Senhor. R.
4Lembro o Egito e Babilônia *entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro †ou no país da Etiópia, *este ou aquele ali nasceu. 5De Sião, porém, se diz: †”Nasceu nela todo homem; *Deus é sua segurança”. R.
6Deus anota no seu livro, †onde inscreve os povos todos: *”Foi ali que estes nasceram”. 7E por isso todos juntos *a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: *”Estão em ti as nossas fontes!” R.
Evangelho: Lc 9,51-56
51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.
Santos em destaque
São Gregório, o Iluminador, Bispo (†c. 326). Apóstolo da Armênia, no fim da vida retirou-se a uma gruta junto ao rio Eufrates, onde veio falecer.
Santo Honório de Canterbury, Bispo (†653). Eleito missionário da Inglaterra por São Gregório Magno, sucedeu a São Justo na Arquidiocese de Canterbury.
São Simão, monge (†1082). Sendo conde de Crépy, França, renunciou a todas as riquezas, para levar vida monástica e posteriormente fazer-se eremita no Maciço do Jura.
São Francisco de Borja, sacerdote (†1572). Duque de Gandía e vice-rei da Catalunha, renunciou ao mundo após a morte da esposa e ingressou na Companhia de Jesus, da qual foi o terceiro Superior Geral. Ver também:
Beato Frederico Albert, presbítero (†1876). Fundou na cidade de Lanzo, na Itália, a Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo da Imaculada Conceição, para cuidar de pessoas que ficaram na miséria.
Beata Felícia Meda, abadessa (†1444). Religiosa clarissa, superiora do mosteiro de Santa Úrsula, em Milão, e do mosteiro Corpus Domini, de Pesaro, Itália.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online