30 de setembro de 2024

Memória de São Jerônimo

Sacerdote e doutor da Igreja (†420). Depois de uma juventude desregrada, recebeu o Batismo em 366, abandonou a cultura pagã e levou vida ascética num deserto perto de Antioquia. Ordenado sacerdote aos 38 anos, participou do Concílio Romano de 382 e tornou-se secretário do Papa São Dâmaso, o qual o encarregou de rever as traduções latinas da Bíblia, trabalho que culminou na tradução mundialmente conhecida como a Vulgata. Combateu com vigor os erros de sua época. Destacou-se também, como seu contemporâneo Santo Ambrósio, na luta em defesa da virgindade.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jó 1,6-22

6Um dia, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor; entre eles também Satanás. 7O Senhor, então, disse a Satanás: “Donde vens?” “Venho de dar umas voltas pela terra”, respondeu ele. 8O Senhor disse-lhe: “Reparaste no meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e correto, teme a Deus e afasta-se do mal”. 9Satanás respondeu ao Senhor: “Mas será por nada que Jó teme a Deus? 10Porventura não levantaste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens? Tu abençoaste tudo o que ele fez, e seus rebanhos cobrem toda a região. 11Mas, estende a mão e toca em todos os seus bens; e eu garanto que ele te lançará maldições no rosto!” 12Então o Senhor disse a Satanás: “Pois bem, de tudo o que ele possui, podes dispor, mas não estendas a mão contra ele”. E Satanás saiu da presença do Senhor. 13Ora, num dia em que os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, 14um mensageiro veio dizer a Jó: “Estavam os bois lavrando e as mulas pastando a seu lado, 15quando, de repente, apareceram os sabeus e roubaram tudo, passando os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 16Estava ainda falando, quando chegou outro e disse: “Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores, reduzindo-os a cinza. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 17Este ainda falava, quando chegou outro e disse: “Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos consigo, depois de passarem os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 18Este ainda falava, quando chegou outro e disse: “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, 19quando um furacão se levantou das bandas do deserto e se lançou contra os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens e os matou. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 20Então, Jó levantou-se, rasgou o manto, rapou a cabeça, caiu por terra e, prostrado, disse: 21“Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!” 22Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado nem se revoltou contra Deus.

Salmo responsorial: Sl 16(17),1.2-3.6-7 (R. 6b)

R. Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

1Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, *escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, *pois não existe falsidade nos meus lábios! R.

2De vossa face é que me venha o julgamento, *pois vossos olhos sabem ver o que é justo. 3Provai meu coração durante a noite, †visitai-o, examinai-o pelo fogo, *mas em mim não achareis iniquidade. R.

6Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, *inclinai o vosso ouvido e escutai-me! 7Mostrai-me vosso amor maravilhoso, †vós que salvais e libertais do inimigo *
quem procura a proteção junto de vós. R.

Evangelho: Lc 9,46-50

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. 49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.


Santos em destaque

São Gregório, o Iluminador, Bispo (†c. 326). Apóstolo da Armênia, no fim da vida retirou-se a uma gruta junto ao rio Eufrates, onde veio falecer.

Santo Honório de Canterbury, Bispo (†653). Eleito missionário da Inglaterra por São Gregório Magno, sucedeu a São Justo na Arquidiocese de Canterbury.

São Simão, monge (†1082). Sendo conde de Crépy, França, renunciou a todas as riquezas, para levar vida monástica e posteriormente fazer-se eremita no Maciço do Jura.

São Francisco de Borja, sacerdote (†1572). Duque de Gandía e vice-rei da Catalunha, renunciou ao mundo após a morte da esposa e ingressou na Companhia de Jesus, da qual foi o terceiro Superior Geral. Ver também:

Beato Frederico Albert, presbítero (†1876). Fundou na cidade de Lanzo, na Itália, a Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo da Imaculada Conceição, para cuidar de pessoas que ficaram na miséria.

Beata Felícia Meda, abadessa (†1444). Religiosa clarissa, superiora do mosteiro de Santa Úrsula, em Milão, e do mosteiro Corpus Domini, de Pesaro, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever