Sexta-feira da 1ª semana do Advento
Memória facultativa de São Nicolau, Bispo (†350). Bispo de Mira, na atual Turquia. Grande taumaturgo. É padroeiro da Rússia. Suas relíquias foram levadas para Bari (Itália) e por isso é conhecido como São Nicolau de Bari.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Is 29,17-24
Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá que enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”.
Salmo responsorial: Sl 26(27),1.4.13-14 (R. 1a)
R. O Senhor é minha luz e salvação.
1O Senhor é minha luz e salvação; *de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? R.
4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, *e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor *por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor *e contemplá-lo no seu templo. R.
13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver *na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem,*espera no Senhor! R.
Evangelho: Mt 9,27-31
Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.
Santos em destaque
Santa Dativa, mártir e companheiras (†484). Na África Setentrional, Cartago, padeceram atrozes sofrimentos por demonstrarem sua fé e amor à Santíssima Trindade. Perseguição promovida por Hunerico, ariano, rei dos vândalos.
Santa Dionísia, São Majórico e companheiros, mártires (†séc. V). Foram submetidos a atrozes suplícios pelo rei vândalo Hunerico, ariano. Maiórico, ainda criança, apavorou-se à vista das torturas, mas foi sustentado pelo olhar e pelas palavras de sua mãe, Dionísia.
Santo Obício, penitente (†1204). Estando próximo de perder a vida numa batalha, uma visão do inferno mostrou-lhe que se morresse naquela ocasião teria se condenado. Abandonou a carreira militar e fez-se oblato beneditino no mosteiro de Santa Júlia, na Bréscia.
São José Nguyễn Duy Khang, mártir (†1861). Catequista e companheiro de viagem do Bispo Jerônimo Hermosilla, no Vietnã. Foi torturado e decapitado durante a perseguição do Imperador Tu Ðúc.
Beato Pedro Pascoal, Bispo e mártir (†1300). Religioso mercedário, nomeado Bispo de Jaen, Espanha. Foi capturado pelos mouros enquanto visitava os fiéis de sua diocese e morreu na prisão.
Beata Luísa Maria Cañizares, virgem (†1936). Em Valência, durante a Guerra Civil Espanhola, prenderam-na, arrancaram-lhe os olhos, a língua e, diante de sua perseverança, fuzilaram-na.
Beato João Scheffler, Bispo e mártir (†1952). Húngaro de nascimento, foi nomeado Bispo de Satu Mare, Romênia. Morreu preso em Bucareste.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online