6 de dezembro de 2025

Sexta-feira da 1ª semana do Advento

Memória facultativa de São Nicolau, Bispo (†350). Bispo de Mira, na atual Turquia. Grande taumaturgo. É padroeiro da Rússia. Suas relíquias foram levadas para Bari (Itália) e por isso é conhecido como São Nicolau de Bari.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 30,19-21.23-26

Assim fala o Senhor, o santo de Israel: 19“Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá. 20O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: ‘O caminho é este para todos, segui por ele, sem desviar-vos à direita ou à esquerda’. 23Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, 24teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira. 25Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroios de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões. 26A lua brilhará como a luz do sol, e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga”.

Salmo responsorial: Sl 146(147A),1-2.3-4.5-6 (R. Is 30,18)

R. Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

 1Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, †cantai ao nosso Deus, porque é suave: *ele é digno de louvor, ele o merece! 2O Senhor reconstruiu Jerusalém, *e os dispersos de Israel juntou de novo. R.

3ele conforta os corações despedaçados, *ele enfaixa suas feridas e as cura; 4fixa o número de todas as estrelas *e chama a cada uma por seu nome. R.

5É grande e onipotente o nosso Deus, *seu saber não tem medida nem limites. 6O Senhor Deus é o amparo dos humildes, *mas dobra até o chão os que são ímpios. R.

Evangelho: Mt 9,35-10,1.6-8

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”


Santos em destaque

Santa Dativa, mártir e companheiras (†484). Na África Setentrional, Cartago, padeceram atrozes sofrimentos por demonstrarem sua fé e amor à Santíssima Trindade. Perseguição promovida por Hunerico, ariano, rei dos vândalos.

Santa Dionísia, São Majórico e companheiros, mártires (†séc. V). Foram submetidos a atrozes suplícios pelo rei vândalo Hunerico, ariano. Maiórico, ainda criança, apavorou-se à vista das torturas, mas foi sustentado pelo olhar e pelas palavras de sua mãe, Dionísia.

Santo Obício, penitente (†1204). Estando próximo de perder a vida numa batalha, uma visão do inferno mostrou-lhe que se morresse naquela ocasião teria se condenado. Abandonou a carreira militar e fez-se oblato beneditino no mosteiro de Santa Júlia, na Bréscia.

São José Nguyễn Duy Khang, mártir (†1861). Catequista e companheiro de viagem do Bispo Jerônimo Hermosilla, no Vietnã. Foi torturado e decapitado durante a perseguição do Imperador Tu Ðúc.

Beato Pedro Pascoal, Bispo e mártir (†1300). Religioso mercedário, nomeado Bispo de Jaen, Espanha. Foi capturado pelos mouros enquanto visitava os fiéis de sua diocese e morreu na prisão.

Beata Luísa Maria Cañizares, virgem (†1936). Em Valência, durante a Guerra Civil Espanhola, prenderam-na, arrancaram-lhe os olhos, a língua e, diante de sua perseverança, fuzilaram-na.

Beato João Scheffler, Bispo e mártir (†1952). Húngaro de nascimento, foi nomeado Bispo de Satu Mare, Romênia. Morreu preso em Bucareste.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

29 de novembro de 2025

Sábado da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

28 de novembro de 2025

Sexta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

27 de novembro de 2025

Quinta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever