Memória de Santo Ambrósio
Santo Ambrósio, Bispo e doutor da Igreja. Nascido em Treves, Alemanha, em 340. Estudou direito e retórica em Roma, sendo depois nomeado governador do norte da Itália. Quando morreu o bispo de Milão, embora fosse apenas catecúmeno, o próprio povo o proclamou bispo. Foi um dos principais instrumentos da Providência para a conversão de Santo Agostinho.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Is 30,19-21.23-26
Assim fala o Senhor, o santo de Israel: 19“Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá. 20O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: ‘O caminho é este para todos, segui por ele, sem desviar-vos à direita ou à esquerda’. 23Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, 24teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira. 25Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroios de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões. 26A lua brilhará como a luz do sol, e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga”.
Salmo responsorial: Sl 146(147A),1-2.3-4.5-6 (R. Is 30,18)
R. Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!
1Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, †cantai ao nosso Deus, porque é suave: *ele é digno de louvor, ele o merece! 2O Senhor reconstruiu Jerusalém, *e os dispersos de Israel juntou de novo. R.
3ele conforta os corações despedaçados, *ele enfaixa suas feridas e as cura; 4fixa o número de todas as estrelas *e chama a cada uma por seu nome. R.
5É grande e onipotente o nosso Deus, *seu saber não tem medida nem limites. 6O Senhor Deus é o amparo dos humildes, *mas dobra até o chão os que são ímpios. R.
Evangelho: Mt 9,35-10,1.6-8
Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”
Santos em destaque
Santo Atenodoro, mártir (†c. 304). Após suportar inúmeros suplícios por não renegar a Fé, foi condenado à pena capital durante as perseguições de Diocleciano na Síria.
São João, o Silencioso, Bispo (†558). Renunciou ao governo da diocese de Taxara, Armênia, para ingressar no mosteiro de São Sabas, na Palestina, onde viveu servindo humildemente seus irmãos.
Santa Fara, abadessa (†657). Religiosa beneditina, irmã de São Faron, Bispo de Meaux e São Cagnoaldo, Bispo de Laon. Eleita abadessa, presidiu o mosteiro por 36 anos.
Santa Maria Josefa Rossello, virgem (†1880). Fundou em Savona, Itália, o Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, para instrução de meninas pobres.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online