Segunda-feira da 1ª semana do Advento
Leituras da Missa
Primeira leitura: Is 4,2-6
2Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel. 3Então, os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém. 4Quando o Senhor tiver lavado as imundícies das filhas de Sião e limpado as manchas de sangue dentro de Jerusalém com espírito de justiça e de purificação, 5ele criará, em todo o lugar do monte Sião e em suas assembleias, uma nuvem durante o dia, e fumaça e clarão de chamas durante a noite: e será proteção para toda a sua glória, 6uma tenda para dar sombra contra o calor do dia, abrigo e refúgio contra a ventania e a chuva.
Salmo responsorial: Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5.6-7.8-9 (R:.1)
R. Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”
1Que alegria, quando ouvi que me disseram: *”Vamos à casa Senhor!” 2E agora nossos pés já se detêm, *Jerusalém, em tuas portas. R.
3Jerusalém, cidade bem edificada *num conjunto harmonioso; 4apara lá sobem as tribos de Israel, *as tribos do Senhor. R.
bPara louvar, segundo a lei de Israel, *o nome do Senhor. 5A sede da justiça lá está *e o trono de Davi. R.
6Rogai que viva em paz Jerusalém, *e em segurança os que te amam! 7Que a paz habite dentro de teus muros,*tranquilidade em teus palácios! R.
8Por amor a meus irmãos e meus amigos, *peço: “A paz esteja em ti!” 9Pelo amor que tenho à casa do Senhor, *eu te desejo todo bem! R.
Evangelho: Mt 8,5-11
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
Santos em destaque
São Nahum, profeta do Antigo Testamento que, em suas exortações, mostrou Deus como regente da História e justo Juiz das nações.
Santa Florência, virgem (†séc.IV). Convertida por Santo Hilário, Bispo de Poitiers. Seguiu o santo bispo no exílio, retornou com ele à França e viveu como eremita em Comblé.
São Donolo, Bispo (†581). Foi abade do Mosteiro de São Lourenço de Paris, e mais tarde Bispo de Le Mans, França. Resplandeceu pelo dom dos milagres.
Santo Elói, Bispo (†660). Ourives de Limoges, França, e conselheiro do rei Dagoberto I. Ingressou na vida religiosa e fundou vários mosteiros antes de ser eleito Bispo de Noyon.
Santos Edmundo Campion, Ralph Sherwin e Alexandre Briant, sacerdotes e mártires (†1581). Religiosos jesuítas, sofreram o martírio na Inglaterra durante o reinado de Isabel I.
Beato João Beche, presbítero e mártir (†1539). Abade do mosteiro beneditino de Colchester, Inglaterra, condenado à morte durante o reinado de Henrique VIII.
Beata Maria Clara do Menino Jesus, virgem (†1899). Fundou em Lisboa a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.
Beato Casimiro Sykulski, mártir (†1941). Sacerdote polonês, capelão militar na Primeira Guerra Mundial. Dedicou-se amplamente aos trabalhos sociais e apostólicos. Por seus contínuos atos caritativos, foi detido durante a Segunda Guerra, levado ao campo de concentração de Auschwitz e fuzilado.
Beata Liduína Meneguzzi, virgem (†1941). Missionária do Instituto de São Francisco de Sales, na Etiópia, praticou eximiamente a virtude da caridade cristã para com os pobres, enfermos e encarcerados.
Beata Clementina Nengapeta Anuarite, virgem e mártir (†1964). Religiosa da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, martirizada durante uma furiosa perseguição na República do Congo.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











