1 de dezembro de 2024

1º Domingo do Advento


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura:  Jr 33,14-16

14“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá. 15Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra. 16Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém terá uma população confiante; este é o nome que servirá para designá-la: ‘O Senhor é a nossa Justiça'”.

Salmo responsorial: Sl 24(25),4bc-5ab.8-9.10.14 (R. 1b)

R. Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!

4Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, *e fazei-me conhecer a vossa estrada! 5Vossa verdade me oriente e me conduza, *porque sois o Deus da minha salvação! R.

8O Senhor é piedade e retidão, *e reconduz ao bom caminho os pecadores. 9Ele dirige os humildes na justiça, *e aos pobres ele ensina o seu caminho. R.

10Verdade e amor são os caminhos do Senhor *para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. 14O Senhor se torna íntimo aos que o temem *e lhes dá a conhecer sua Aliança. R.

Segunda leitura: 1Ts 3,12-4,2

Irmãos: 3,12O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. 13Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos. 4,1Enfim, meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! 2Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus.

Evangelho: Lc 21,25-28.34-36

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 25“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. 34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.


Santos em destaque

São Nahum, profeta do Antigo Testamento que, em suas exortações, mostrou Deus como regente da História e justo Juiz das nações.

Santa Florência, virgem (†séc.IV). Convertida por Santo Hilário, Bispo de Poitiers. Seguiu o santo bispo no exílio, retornou com ele à França e viveu como eremita em Comblé.

São Donolo, Bispo (†581). Foi abade do Mosteiro de São Lourenço de Paris, e mais tarde Bispo de Le Mans, França. Resplandeceu pelo dom dos milagres.

Santo Elói, Bispo (†660). Ourives de Limoges, França, e conselheiro do rei Dagoberto I. Ingressou na vida religiosa e fundou vários mosteiros antes de ser eleito Bispo de Noyon.

Santos Edmundo Campion, Ralph Sherwin e Alexandre Briant, sacerdotes e mártires (†1581). Religiosos jesuítas, sofreram o martírio na Inglaterra durante o reinado de Isabel I.

Beato João Beche, presbítero e mártir (†1539). Abade do mosteiro beneditino de Colchester, Inglaterra, condenado à morte durante o reinado de Henrique VIII.

Beata Maria Clara do Menino Jesus, virgem (†1899). Fundou em Lisboa a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

Beato Casimiro Sykulski, mártir (†1941). Sacerdote polonês, capelão militar na Primeira Guerra Mundial. Dedicou-se amplamente aos trabalhos sociais e apostólicos. Por seus contínuos atos caritativos, foi detido durante a Segunda Guerra, levado ao campo de concentração de Auschwitz e fuzilado.

Beata Liduína Meneguzzi, virgem (†1941). Missionária do Instituto de São Francisco de Sales, na Etiópia, praticou eximiamente a virtude da caridade cristã para com os pobres, enfermos e encarcerados.

Beata Clementina Nengapeta Anuarite, virgem e mártir (†1964). Religiosa da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, martirizada durante uma furiosa perseguição na República do Congo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

24 de novembro de 2024

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Hoje,...

23 de novembro de 2024

Sábado da 33ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...

22 de novembro de 2024

Memória de Santa Cecília Virgem e mártir. Segundo antiga tradição,...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever