São Clemente era um sacerdote e um apóstolo segundo o coração de Deus. Exercia o múnus sacerdotal com santo entusiasmo e escrupulosa exatidão e nessa esfera de pregador e diretor de almas é que ele se mostrou, à evidência, o verdadeiro apóstolo de Viena. O modo original com que se havia no exercício desse cargo, tornou-o popular na grande capital e rompeu com todo o pedantismo introduzido pelo josefismo na Áustria.

Naquele tempo, desde José II, já não se ouvia mais sermão algum genuinamente católico em Viena, porque quase não se falava mais nas verdades da fé, mas quase exclusivamente em elegantes e agradáveis temas, como: Cristianismo, filantropia, etc. Muito significativa é a observação que faz um discípulo de nosso Santo, de que a pregação sobre a Igreja Católica era coisa tão rara, que os moços se alegravam quando o orador proferia a palavra “Santa Igreja Católica”.

As pregações de São Clemente produziam o efeito das bombas. Eucaristia, culto da Virgem e dos Santos, confissão, indulgências, purgatório, inferno, demônio, eram temas proibidos então pelo josefismo, mas verdades que São Clemente expunha no púlpito com a maior clareza e firmeza.

São Clemente ressuscitou em Viena a pregação católica; a sua expressão física contrastava imensamente com a pose elegante e vaidosa dos pregadores da moda; ele era um pregador popular no sentido verdadeiro da palavra.

Extraído de: Chagas Azeredo, CSsR, Oscar.
São Clemente Maria Hofbauer.
Aparecida do Norte
Livraria Nossa Senhora Aparecida, 1928.

 

No alto, a cidade de Viena, com o Palácio de Schönbrunn em primeiro plano; em destaque, São Clemente Maria Hofbauer

 

Artigo anteriorRevista Arautos do Evangelho, Ano XVIII, nº 207, Março 2019
Próximo artigoQuem é o verdadeiro discípulo?
Sacerdote redentorista brasileiro, formado na Alemanha. Traduziu para o português a vida de Santo Afonso, São Clemente Maria e muitas outras obras. Faleceu em Araraquara (SP) em 29 de agosto de 1957.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui