Festa de São Tomé, Apóstolo
Quando os discípulos lhe anunciaram a Ressurreição de Nosso Senhor, ele não acreditou, mas quando Jesus Ressuscitado lhe mostrou a divina chaga de seu lado, ele exclamou: “Meu Senhor e meu Deus!”, reparando com esse ato perfeito de fé sua atitude cética. Foi o evangelizador da Índia.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Ef 2,19-22
Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
Salmo responsorial: Sl 116(117),1-2 (R. Mc 16,15)
R. Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
1Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, *povos todos, festejai-o! R.
2Pois comprovado é seu amor para conosco, *para sempre ele é fiel! R.
Evangelho: Jo 20,24-29
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!”. Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei.” 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
Santos em destaque
Santo Anatólio, Bispo (†458). Patriarca de Constantinopla, defensor do dogma das naturezas divina e humana em Cristo, durante o Concílio de Calcedônia.
Santo Heliodoro, Bispo (†séc. IV-V). Discípulo de São Valeriano de Aquileia, participou do Concílio de Aquileia em 381, contra a heresia ariana.
São Leão II, Papa (†683). Aprovou o III Concílio de Constantinopla. Afirmou a supremacia papal contra as repetidas tentativas dos patriarcas de Constantinopla de libertar-se da dependência de Roma.
São Raimundo Gayrard, leigo (†1118). Ao ficar viúvo, dedicou-se às obras de caridade, fundou um hospital e foi admitido entre os cônegos da basílica de São Saturnino, em Toulouse, França.
São José Nguyên Dình Uyên, mártir (†1838). Catequista preso e barbaramente torturado em Hung Yên, Vietnã, por recusar-se a pisar numa cruz.
São Filipe Phan Van Minh, presbítero e mártir (†1853). Temendo trazer complicações à família que o acolhera durante a perseguição, preferiu entregar-se. Foi decapitado na Cochinchina, atual Vietnã, por ordem do rei Tu Duc.
Beata Maria Ana Mogás Fontcuberta, virgem (†1886). Fundou em Fuencarral, Espanha, a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online