27 de setembro de 2024

Memória de São Vicente de Paulo

Sacerdote (†1660). Estabeleceu-se em Paris, dedicando-se por inteiro ao apostolado com os pobres. Fundou a Congregação dos Padres da Missão (Lazaristas) e, junto com Santa Luisa de Marillac, as Filhas da Caridade.

Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ecl 3,1-11

1Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu. 2Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 3Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir. 4Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar. 5Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de se separar. 6Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 7Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. 9Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.

Salmo responsorial: Sl 143(144),1a e 2abc.3-4 (R. 1a)

R. Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

1aBendito seja o Senhor, meu rochedo. 2aEle é meu amor, meu refúgio, *blibertador, fortaleza e abrigo; cÉ meu escudo: é nele que espero, *R.

3Que é o homem, Senhor, para vós?  †Por que dele cuidais tanto assim, *e no filho do homem pensais? 4Como o sopro de vento é o homem, *os seus dias são sombra que passa. R.

Evangelho: Lc 9,18-22

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.


Santos em destaque

Santa Hiltrudes, virgem (†800). Consagrou-se a Deus, vivendo solitária nas proximidades do mosteiro de Liesse, do qual seu irmão era abade.

Santos Adolfo e João, mártires (†824). Eram filhos de um mulçumano e uma cristã. Diante da negativa de renegar a fé, foram martirizados em Córdoba durante o reinado de Abderramán II.

São Bonfílio, Bispo (†c.1115). Depois de ter sido Bispo de Foligno, passou dez anos na Terra Santa e, ao regressar à Itália, retirou-se no mosteiro de Storaco, onde faleceu.

Santo Eleazário de Sabran (†1323). Conde de Ariano, comandante de tropas, defensor do Papa, guardou a virgindade junto com sua esposa, a Beata Delfina, e praticou todas as virtudes, observando a regra da Ordem Terceira Franciscana.

Beato Lourenço de Ripafratta, presbítero (†1456). Dominicano do mosteiro de Pistoia (Itália), observou fielmente durante 60 anos a disciplina religiosa, dedicando-se assiduamente ao Sacramento da Reconciliação.

Beato João Batista Laborier du Vivier, diácono e mártir (†1794). Durante a Revolução Francesa foi condenado a cruel cativeiro, em Rochefort, onde morreu de grave enfermidade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever