5 de dezembro de 2024

Quinta-feira da 1ª semana do Advento

Em Portugal Memória dos santos Martinho de Dume, Frutuoso e Geraldo, Bispos de Braga, em Portugal.

Martinho de Dume, Bispo(†c.579). Oriundo da Panónia, da atual Hungria, homem de grande erudição, ocupou a sede episcopal de Dume e depois a de Braga. Graças ao seu zelo apostólico e à sua pregação, os Suevos abandonaram a heresia ariana e abraçaram a fé católica. Empenhou-se com ardor na erradicação dos costumes da idolatria, inclusive linguísticos, como na designação cristã dos dias da semana, e escreveu importantes opúsculos, nomeadamente de orientação moral, catequética, pastoral e de vida monástica. Com a sua virtude e sabedoria, diz Santo Isidoro de Sevilha, a Igreja floresceu na Galécia.

Frutuoso, Bispo (†c.665). Descendente de nobre família visigótica, depois de ter sido monge e fundador de cenóbios, foi eleito bispo de Dume e finalmente nomeado bispo metropolitano de Braga pelos Padres do X Concílio  de Toledo, governando simultaneamente com suma prudência esta Igreja e os seus mosteiros. A sua santidade e labor apostólico estenderam-se a toda a península ibérica.

Geraldo, Bispo (†1108). Natural da Gália, professou no mosteiro de Moissac, de onde passou para Toledo; depois foi eleito bispo de Braga, onde exerceu grande atividade na reorganização da diocese, na promoção da vida monástica, na reforma litúrgica e pastoral, na reconstrução de igrejas, bem como na aplicação da disciplina eclesiástica.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 26,1-6

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.

Salmo responsorial: Sl 117(118),1.8-9.19-21.25-27a (R. 26a)

R. Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *”Eterna é a sua misericórdia!” 8É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança; 9é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!” R.

19Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor! 20“Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!” 21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador! R.

25Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”26Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27aQue o Senhor e nosso Deus nos ilumine! R.

Evangelho: Mt 7,21.24-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”


Santos em destaque

São Sabas, abade. Nasceu perto de Cesareia de Capadócia, em 439. É um dos monges mais famosos da antiguidade.

Santa Crispina de Tagore, mártir (†304). Mãe de família decapitada em Tebessa, atual Argélia, por recusar-se a adorar os deuses pagãos.

São João Almond, sacerdote e mártir (†1612). Executado em Tyburn, Inglaterra, no reinado de Jaime I, por exercer seu ministério de padre católico. Mesmo no patíbulo, não cessou de praticar a caridade.

Beato Bartolomeu Fanti, sacerdote (†1495). Religioso carmelita em Mântua. Zeloso propagador das devoções a Jesus Eucarístico e Maria Santíssima.

Beato Nicolau Stensen, Bispo (†1683). Nascido na Dinamarca num lar luterano, converteu-se após assistir a uma procissão de Corpus Christi. Estudou Teologia e tornou-se sacerdote. O Beato Inocêncio XI o nomeou Vigário apostólico das cidades nórdicas da Europa.

Beato Fillipo Rinaldi, sacerdote salesiano (†1931). Aos 21 anos, conheceu São João Bosco. Contribuiu grandemente para a expansão da Congregação Salesiana, da qual foi Vigário Geral e, depois, Reitor Maior.

Beato Narciso Putz, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote polonês encarcerado no campo de concentração de Dachau, Alemanha, onde morreu após atrozes suplícios.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

28 de novembro de 2024

Quinta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

27 de novembro de 2024

Quarta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever