Quinta-feira da 1ª semana do Advento
Em Portugal Memória dos santos Martinho de Dume, Frutuoso e Geraldo, Bispos de Braga, em Portugal.
Martinho de Dume, Bispo(†c.579). Oriundo da Panónia, da atual Hungria, homem de grande erudição, ocupou a sede episcopal de Dume e depois a de Braga. Graças ao seu zelo apostólico e à sua pregação, os Suevos abandonaram a heresia ariana e abraçaram a fé católica. Empenhou-se com ardor na erradicação dos costumes da idolatria, inclusive linguísticos, como na designação cristã dos dias da semana, e escreveu importantes opúsculos, nomeadamente de orientação moral, catequética, pastoral e de vida monástica. Com a sua virtude e sabedoria, diz Santo Isidoro de Sevilha, a Igreja floresceu na Galécia.
Frutuoso, Bispo (†c.665). Descendente de nobre família visigótica, depois de ter sido monge e fundador de cenóbios, foi eleito bispo de Dume e finalmente nomeado bispo metropolitano de Braga pelos Padres do X Concílio de Toledo, governando simultaneamente com suma prudência esta Igreja e os seus mosteiros. A sua santidade e labor apostólico estenderam-se a toda a península ibérica.
Geraldo, Bispo (†1108). Natural da Gália, professou no mosteiro de Moissac, de onde passou para Toledo; depois foi eleito bispo de Braga, onde exerceu grande atividade na reorganização da diocese, na promoção da vida monástica, na reforma litúrgica e pastoral, na reconstrução de igrejas, bem como na aplicação da disciplina eclesiástica.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Is 29,17-24
Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá que enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”.
Salmo responsorial: Sl 26(27),1.4.13-14 (R. 1a)
R. O Senhor é minha luz e salvação.
1O Senhor é minha luz e salvação; *de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? R.
4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, *e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor *por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor *e contemplá-lo no seu templo. R.
13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver *na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem,*espera no Senhor! R.
Evangelho: Mt 9,27-31
Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.
Santos em destaque
São Sabas, abade. Nasceu perto de Cesareia de Capadócia, em 439. É um dos monges mais famosos da antiguidade.
Santa Crispina de Tagore, mártir (†304). Mãe de família decapitada em Tebessa, atual Argélia, por recusar-se a adorar os deuses pagãos.
São João Almond, sacerdote e mártir (†1612). Executado em Tyburn, Inglaterra, no reinado de Jaime I, por exercer seu ministério de padre católico. Mesmo no patíbulo, não cessou de praticar a caridade.
Beato Bartolomeu Fanti, sacerdote (†1495). Religioso carmelita em Mântua. Zeloso propagador das devoções a Jesus Eucarístico e Maria Santíssima.
Beato Nicolau Stensen, Bispo (†1683). Nascido na Dinamarca num lar luterano, converteu-se após assistir a uma procissão de Corpus Christi. Estudou Teologia e tornou-se sacerdote. O Beato Inocêncio XI o nomeou Vigário apostólico das cidades nórdicas da Europa.
Beato Fillipo Rinaldi, sacerdote salesiano (†1931). Aos 21 anos, conheceu São João Bosco. Contribuiu grandemente para a expansão da Congregação Salesiana, da qual foi Vigário Geral e, depois, Reitor Maior.
Beato Narciso Putz, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote polonês encarcerado no campo de concentração de Dachau, Alemanha, onde morreu após atrozes suplícios.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











