15 de dezembro de 2024

3º Domingo do Advento (Gaudete)

A procura da felicidade norteia a existência de toda criatura humana, por disposição divina. A Liturgia do Domingo “Gaudete” indica o verdadeiro caminho para encontrá-la e oferece um exemplo seguro a seguir.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Sf 3,14-18a

14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18acomo nos dias de festa”.

Salmo responsorial: Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R. 6)

R. Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

2Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; *o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. 3Com alegria bebereis no manancial da salvação, *4e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor. R.

invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, *entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. R.

 5Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, *publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! 6Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,*porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!’ R.

Segunda leitura: Fl 4,4-7

Irmãos: 4Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. 5Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! 6Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. 7E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.

Evangelho: Lc 3,10-18

Naquele tempo, 10as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?” 11João respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!” 12Foram também para o batismo cobradores de impostos,
e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?” 13João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”. 14Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?” João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!” 15º povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 17Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”. 18E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa-Nova.


Santos em destaque

São Valeriano, mártir, Bispo da África (séc. V).

Santa Virgínia Centurione Bracelli, viúva (†1651). Filha do Doge de Gênova, fundou a Obra das Irmãs de Nossa Senhora do Refúgio do Monte Calvário.

Santa Maria Crucificada de Rosa, virgem (†1855). Fundou em Bréscia, Itália, o Instituto das Servas da Caridade.

Beato Marino, abade (†1170). Falecido na abadia de Cava, Itália, promoveu o esplendor da Liturgia e foi admirável na fidelidade ao Papa.

Beata Maria Vitória de Fornari, viúva e fundadora (†1617). Desde a juventude foi exemplar na oração e obediência. Após a morte de seu marido, fundou a Ordem das Anunciadas Celestes.

Beato Carlos Steeb, sacerdote (†1856). Luterano convertido ao Catolicismo, originário de Tübingen (Alemanha), fundou em Verona (Itália) o Instituto das Irmãs da Misericórdia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...

19 de janeiro de 2025

Domingo da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever