Segunda-feira da 3ª semana do Advento
Leituras da Missa
Primeira leitura: Nm 24,2-7.15-17a
Naqueles dias, 2Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre ele, 3e Balaão pronunciou seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos; 4oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. 5Como são belas as tuas tendas, ó Jacó, e as tuas moradas, ó Israel! 6Elas se estendem como vales, como jardins ao longo de um rio, como aloés que o Senhor plantou, como cedros junto das águas. 7A água transborda de seus cântaros, e sua semente é ricamente regada. Seu rei é mais poderoso do que Agag, seu reino está em ascensão”. 15E Balaão continuou pronunciando o seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos, 16oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. 17aEu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel”.
Salmo responsorial: Sl 24(25),4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. 4b)
R. Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!
4bMostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, *ce fazei-me conhecer a vossa estrada! 5aVossa verdade me oriente e me conduza, *bporque sois o Deus da minha salvação. R.
6Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura *e a vossa compaixão que são eternas! 7bDe mim lembrai-vos, porque sois misericórdia *ce sois bondade sem limites, ó Senhor! R.
8O Senhor é piedade e retidão, *e reconduz ao bom caminho os pecadores. 9Ele dirige os humildes na justiça, *e aos pobres ele ensina o seu caminho. R.
Evangelho: Mt 21,23-27
Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?” 24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” Eles refletiam entre si: “Se dissermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”
Santos em destaque
São Valeriano, mártir, Bispo da África (séc. V).
Santa Virgínia Centurione Bracelli, viúva (†1651). Filha do Doge de Gênova, fundou a Obra das Irmãs de Nossa Senhora do Refúgio do Monte Calvário.
Santa Maria Crucificada de Rosa, virgem (†1855). Fundou em Bréscia, Itália, o Instituto das Servas da Caridade.
Beato Marino, abade (†1170). Falecido na abadia de Cava, Itália, promoveu o esplendor da Liturgia e foi admirável na fidelidade ao Papa.
Beata Maria Vitória de Fornari, viúva e fundadora (†1617). Desde a juventude foi exemplar na oração e obediência. Após a morte de seu marido, fundou a Ordem das Anunciadas Celestes.
Beato Carlos Steeb, sacerdote (†1856). Luterano convertido ao Catolicismo, originário de Tübingen (Alemanha), fundou em Verona (Itália) o Instituto das Irmãs da Misericórdia.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens











