Festa da conversão de São Paulo
Apóstolo (†c. 67). Quando ia para Damasco, ainda respirando ameaças de morte contra os discípulos do Senhor, o próprio Jesus glorioso Se apresentou no caminho e o escolheu, para que, cheio do Espírito Santo, anunciasse o Evangelho da salvação aos gentios, padecendo muitas tribulações pelo nome de Cristo.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 22,3-16
Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3“Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até a morte os que seguiam esse caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio-dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ 8Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o nazareno, a quem tu estás perseguindo’. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pelas mãos dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha, diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!’”
Salmo responsorial: Sl 116(117), 1-2 (R. Mc 16,15)
1Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, * povos todos, festejai-o! R.
2Pois comprovado é seu amor para conosco, * para sempre ele é fiel! R.
Evangelho: Mc 16, 15-18
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
Santos em destaque
Santo Ananias. Discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo que batizou em Damasco o Apóstolo
São Paulo.
São Popão, abade (†1048). Recusou um vantajoso casamento e tornou-se beneditino em Saint-Thierry,
França. Por suas virtudes, o imperador Santo Henrique II confiou-lhe a direção e a reforma dos mosteiros reais.
Beato Henrique Suso, presbítero (†1366). Sacerdote dominicano alemão, que suportou pacientemente numerosas tribulações e doenças, e pregou o Santíssimo Nome de Jesus.
Beata Arcângela Girlani, virgem (†1495). Por muitos anos foi priora do Carmelo de Parma. Fundou e dirigiu o convento de Mântua, Itália.
Beato Manuel Domingo y Sol, presbítero (†1909). Fundou em Tortosa, Espanha, a Irmandade de Sacerdotes Operários, para fomentar as vocações sacerdotais.
Beata Maria Antônia Grillo, religiosa (†1944). Após ficar viúva e vender os seus bens, fundou em Alessandria, Itália, a Congregação das Irmãzinhas da Divina Providência.
Beato Antônio Swiadek, presbítero e mártir (†1945). Por defender a Fé perante os sequazes de doutrinas hostis a toda a dignidade humana e cristã, alcançou a coroa imperecível de glória no campo de concentração de Dachau, Alemanha.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online