3 de fevereiro de 2022

Quinta-feira da 4ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Brás (séc. IV). Bispo e mártir em Sebaste, Armênia. Protetor dos que sofrem de males na garganta. Neste dia a Igreja dá aos fiéis a bênção de São Brás, pedindo de forma especial a cura desses males.

Memória facultativa de Santo Oscar (†865). Bispo de Hamburgo, depois de Bremen, tornando-se conhecido como “o apóstolo do Norte”. Foi nomeado pelo Papa Gregório IV legado pontifício para a região setentrional da Europa.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 2,1-4.10-12

1Aproximando-se o fim da sua vida, Davi deu estas instruções a seu filho Salomão: 2“Vou seguir o caminho de todos os mortais. Sê corajoso e porta-te como um homem. 3Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos na Lei de Moisés. E assim serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em todos os teus projetos. 4Então o Senhor cumprirá a promessa que me fez, dizendo: ‘Se teus filhos conservarem uma boa conduta, caminhando com lealdade diante de mim, com todo o seu coração e com toda a sua alma, jamais te faltará um sucessor no trono de Israel’”. 10E Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. 11O tempo que Davi reinou em Israel foi de quarenta anos: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém. 12Salomão sucedeu no trono a seu pai, Davi, e seu reino ficou solidamente estabelecido.

Salmo responsorial: 1Cr 29,10.11ab.11d-12a. 12bcd (R. 12b)

R. Dominais todos os povos, ó Senhor.

10Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai, desde sempre e por toda a eternidade! R.

11aA vós pertencem a grandeza e o poder, btoda a glória, esplendor e majestade. R.

dA vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais! 12aToda glória e riqueza vêm de vós! R.

12bSois o Senhor e dominais o universo, cem vossa mão se encontra a força e o poder, dem vossa mão tudo se afirma e tudo cresce! R.

Evangelho: Mc 6, 7-13

Naquele tempo, 7Jesus chamou os Doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés como testemunho contra eles!” 12Então os Doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.


Santos em destaque

Santa Vereburga, abadessa (†c. 700). Ingressou no mosteiro de Ely, Inglaterra, do qual foi abadessa. Fundou depois vários outros mosteiros.

Santa Maria de Santo Inácio Thévenet, virgem (†1837). Fundou em Lyon, França, a Congregação das Irmãs de Jesus e Maria.

Beata Maria Ana Rivier, virgem (†1838). Fundou, durante a Revolução Francesa, a Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria.

Beata Maria Helena Stollenwerk, virgem (†1900). Junto com Santo Arnaldo Janssen, fundou a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo, em Steyl, Holanda. Após deixar a função de superiora, se entregou à Adoração Perpétua.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior2 de fevereiro de 2022
Próximo artigo4 de fevereiro de 2022

Próximas liturgias

26 de maio de 2022

Memória de São Filipe Néri São Filipe Néri, sacerdote (†1595)....

27 de maio de 2022

Sexta-feira da 6ª semana da Páscoa Memória facultativa de Santo...

28 de maio de 2022

Sábado da 6ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior2 de fevereiro de 2022
Próximo artigo4 de fevereiro de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever