9 de fevereiro de 2026

Segunda-feira da 5ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 8,1-7.9-13

Naqueles dias, 1Salomão convocou, junto de si em Jerusalém, todos os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e príncipes das famílias dos filhos de Israel, a fim de transferir da cidade de Sião, que é Jerusalém, a arca da aliança do Senhor. 2Todo o Israel reuniu-se em torno de Salomão, no mês de Etanim, ou seja, no sétimo mês, durante a festa. 3Vieram todos os anciãos de Israel, e os sacerdotes tomaram a arca 4e carregaram-na junto com a tenda da reunião, como também todos os objetos sagrados que nela estavam; quem os carregava eram os sacerdotes e os levitas. 5O rei Salomão e toda a comunidade de Israel, reunida em torno dele, imolavam, diante da arca, ovelhas e bois em tal quantidade, que não se podia contar nem calcular. 6E os sacerdotes conduziram a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, no santuário do templo, ao Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins, 7pois os querubins estendiam suas asas sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e seus varais por cima. 9Dentro da arca só havia as duas tábuas de pedra que Moisés ali tinha deposto no monte Horeb, quando o Senhor concluiu a aliança com os filhos de Israel, logo que saíram da terra do Egito. 10Ora, quando os sacerdotes deixaram o santuário, uma nuvem encheu o templo do Senhor, 11de modo que os sacerdotes não puderam continuar as funções porque a glória do Senhor tinha enchido o templo do Senhor. 12Então Salomão disse: “O Senhor disse que habitaria numa nuvem, 13e eu edifiquei uma casa para tua morada, um templo onde vivas para sempre”.

Salmo responsorial: Sl 131(132),6-7.8-10 (R. 8a)

R. Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!

6Nós soubemos que a arca estava em Éfrata *e nos campos de Iaar a encontramos: 7Entremos no lugar em que ele habita, *ante o escabelo de seus pés o adoremos! R.

8Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso, *subi vós, com vossa arca poderosa! 9Que se vistam de alegria os vossos santos, *e os vossos sacerdotes, de justiça!

10Por causa de Davi, o vosso servo, *não afasteis do vosso Ungido a vossa face! R.

Evangelho: Mc 6,53-56

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos aonde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.


Santos em destaque

Santa Apolônia, virgem e mártir (†250). Após padecer numerosos suplícios, foi queimada viva em Alexandria, Egito, por recusar-se a proferir blasfêmias.

Santos Primo e Donato, diáconos e mártires (†c.361). Apedrejados pelos donatistas quando defendiam um altar contra o ataque desses hereges.

São Marão, eremita (†c. 423). Eremita totalmente consagrado à oração e a rigorosas penitências num monte próximo da atual Alepo, Síria. Junto ao seu sepulcro foi edificado um célebre mosteiro, onde depois teve origem a comunidade cristã designada com o seu nome.

São Sabino, Bispo (†c. 566). Amigo de São Bento, enviado como legado pontifício a Constantinopla para defender a verdadeira doutrina contra a heresia monofisista.

São Miguel Febres Cordero (†1910). Religioso dos Irmãos das Escolas Cristãs, promoveu durante quarenta anos estudos de catecismo e literatura na cidade de Cuenca, Equador.

Beata Ana Catarina Emmerick, virgem (†1824). Religiosa agostiniana que recebeu os estigmas da Paixão de Nosso Senhor. Dotada de carismas extraordinários, empregava-os no consolo de quantos a ela recorriam. Faleceu em Dülmen, Alemanha, aos 49 anos.

Beato Leopoldo de Alpandeire, religioso (†1956). Irmão leigo capuchinho, que exerceu os ofícios de hortelão, porteiro, sacristão e esmoler. Faleceu em Granada, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

10 de fevereiro de 2026

Memória de Santa Escolástica Virgem, irmã gêmea de São Bento,...

8 de fevereiro de 2026

Domingo da 5ª semana do Tempo Comum Leituras da...

7 de fevereiro de 2026

Sábado da 4ª semana do Tempo Comum Em Portugal, Festa...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever